Luca Kumahara volta a jogar um TMB Platinum após três anos. Foto de Arquivo: WTT.

Campeonato Brasileiro Interclubes marca o retorno de atletas consagrados ao Circuito TMB



A cada dia que passa aumenta expectativa em torno do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes, competição que fecha o Circuito TMB, de 3 a 12 de dezembro, em São Paulo (SP). E cada um dos atletas que proporcionaram o recorde de 2,2 mil inscrições tem um motivo especial para se fazer presente no Centro de Treinamento Paralímpico. Entre eles, atletas que fazem parte da atual Seleção Brasileira e outros com histórico relevante de participações com a camisa da equipe nacional. O nove primeiros dias do evento terão transmissão ao vivo no canal da CBTM no YouTube (https://www.youtube.com/tmdobrasil). As semifinais e finais do Absoluto A, no dia 12, terão transmissão ao vivo do sportv, a partir de 17h.

No Absoluto A masculino, dois nomes chamam a atenção: Gustavo Tsuboi e Eric Jouti. Integrantes da equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, eles despontam como favoritos no torneio, elevando o nível da disputa em São Paulo. No feminino, além de atletas que já estiveram em outras edições do TMB Platinum, Luca Kumahara aparece como grande novidade. Todos estes atletas não jogavam competições nacionais desde 2019.

Para Luca Kumahara, disputar o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes significa a busca por se manter na Seleção Brasileira, bem como fechar com chave de ouro a atual temporada, que foi deveras desgastante. “Venho de um período cansativo de competições, com muitas viagens”, comentou a mesa-tenista, que na última semana defendeu o município de Concórdia nos Jogos Abertos de Santa Catarina. “Acho que vai ser legal o Campeonato Brasileiro e tenho uma expectativa positiva quanto ao ambiente, com todo mundo dando o sangue nos jogos. Vai ser uma competição muito forte e importante para muita gente, assim como para mim também”, acrescentou.

Segundo Luca, o fato de o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes deste ano contar como seletiva para a Seleção Brasileira adulto aumenta a importância e o peso do evento. “Acho interessante, porque acaba tendo mais público e gente do tênis de mesa assistindo, o que dá uma esquentada no evento”.

Em 2021, no TMB Platinum – Campeonato Brasileiro de Joinville (SC), o multicampeão Hugo Hoyama deu uma prova de que talento não se esquece, não importa a idade. Ele foi decisivo na classificação de sua equipe, a Life Pong, para as semifinais do torneio. Neste ano, outra veterana se coloca à prova: Valesca Maranhão, ex-atleta do selecionado nacional, atualmente treinadora, que recentemente voltou a atuar em competições estaduais. Ela vai disputar o Absoluto A, atuando pelo Madureira (RJ).

Valesca defendeu a Seleção Brasileira na década de 1990 e volta à mesa após sete anos de afastamento. “Eu voltei a jogar para as meninas do Rio de Janeiro verem que também são capazes de almejar uma Seleção Brasileira”, esclareceu. “Acredito na representatividade, com elas vendo uma carioca que já esteve nesse lugar”, enalteceu Valesca, lembrando que pretende aproveitar a estada em solo paulistano também para se divertir, desfrutar dos momentos e reencontrar velhos amigos.

Estarão em jogo na competição as definições dos campeões olímpicos e paralímpicos das categorias sub-9 ao veterano 70 e das classes 1 a 11, passando pelos Absolutos. Serão concedidos 2.000 pontos no ranking ao vencedor da competição, sendo este o evento com a maior pontuação no ano. O vice-campeão leva 1.400, os semifinalistas 700 pontos cada e os quadrifinalistas 350.

 

Por Ascom CBTM




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos