Mais de 31 mil candidatos comparecem à primeira etapa do concurso do Detran no Amapá
Provas objetivas e dissertativas aconteceram neste domingo, 11, em 92 escolas de Macapá e Santana.
Dos 39.327 inscritos no concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), 31.124 compareceram à primeira etapa do certame neste domingo, 11, representando 79%. O número de pessoas ausentes foi de 8.203 - o que equivale a 21% dos candidatos.
As informações são da Fundação Carlos Chagas (FCC), contratada pelo Governo do Estado para organizar a primeira fase do certame.
O concurso oferta 536 vagas, entre nível médio e superior, distribuídas para contratação imediata de 66 vagas e 470 vagas para cadastro reserva nas carreiras de analista de Contabilidade e Controle, analista Jurídico em Trânsito, analista de Gestão, analista de Tecnologia da Informação, educador de Trânsito, tradutor intérprete em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Médico Perito de Trânsito, Psicólogo Perito em Trânsito e assistente Administrativo de Trânsito.
As provas objetiva e dissertativa aconteceram no turno da manhã, em 76 escolas nos municípios de Macapá e Santana. E no turno da tarde, as provas foram aplicadas para os cargos de nível superior, em 16 escolas da capital e Santana.
O exame de conhecimentos tem caráter eliminatório e classificatório. A candidata Alessandra Coelho, 25 anos, trabalha na área de biomedicina e considera o certame uma oportunidade de estabilidade financeira.
"É uma oportunidade de mudança de carreira, com melhoria da vida financeira. Estou me preparando há 10 meses e minhas expectativas são as melhores possíveis", afirmou.
O diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, evidenciou a importância do concurso, que é o primeiro realizado pela autarquia.
"É a primeira seleção pública do Departamento, com a escolha dos mais habilitados para ocuparem o corpo efetivo do órgão", afirmou.
A remuneração inicial varia de R$3.048,23 e chega até R$6.830,76.
Após a aplicação das provas objetivas, o certame segue com as etapas internas de capacitação. Já a prova prática para o cargo de Tradutor Intérprete de LIBRAS, está prevista para o dia 26 de março de 2023.
A previsão é que, para o preenchimento das vagas imediatas, os aprovados sejam chamados entre maio e julho de 2023, para capacitação interna e efetivação. Os candidatos devem acompanhar os sites do Detran e da FCC para obter informações sobre as próximas fases do certame.
Mais concursos
Em 2022, o Governo do Amapá também já lançou os editais para os concursos da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Receita Estadual, Educação e Polícia Técnica Científica (Politec), assim como também formou as comissões dos certames para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM e do CBM.
Os novos certames fazem parte do calendário de concursos do Estado e integram o planejamento e aperfeiçoamento da gestão pública.
Por: Nathacha Dantas