Foto: FreePik

Cigarros eletrônicos também são muito nocivos, alerta oncologista

O médico Ramon Andrade de Mello ressalta que os vapers contêm várias substâncias cancerígenas


“Os jovens estão sendo atraídos para um produto que eles consideram erroneamente livre de prejuízos para a saúde. Muito ao contrário, os cigarros eletrônicos são altamente nocivos à saúde”, alerta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, e médico pesquisador honorário do Departamento de Oncologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Além de contribuírem para o desenvolvimento de doenças pulmonares e cardiovasculares, os também denominados vapers podem provocar em seus consumidores o diagnóstico de câncer quase 20 anos mais cedo que entre os usuários do tabaco tradicional. Segundo pesquisa divulgada pela revista World Journal of Oncology, os fumantes de cigarros eletrônicos são diagnosticados com câncer, em média, aos 45 anos de idade, enquanto os tabagistas tradicionais, em média, aos 63 anos.

O estudo mostrou que os tumores mais recorrentes nos consumidores de vapers (cervicais, de tireoide, pele e leucemia) são diferentes dos observados em fumantes de cigarro tradicional (pulmão, laringe e boca).

“Os cigarros eletrônicos trazem substâncias cancerígenas como acetona, etilenoglicol, formaldeído, entre outros elementos nocivos ao organismo. Vários estudos já vêm apontando os riscos desse produto, cada vez mais presente nos hábitos dos jovens”, alerta Ramon Andrade de Mello.

Sobre Ramon Andrade de Mello

Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 

Dr. Ramon de Mello é oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP.

Confira mais informações sobre o tema no site




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos