Projeto LIDER Região dos Lagos encerra no 4º Fórum em Tartarugalzinho
O Programa LIDER, é uma metodologia criada pelo Sebrae Nacional e aplicada pelos Sebraes UFs como projetos. O objetivo é estimular o desenvolvimento regional, por meio de lideranças selecionadas para integrar um grupo e instituir o Movimento LIDER
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), encerra o Projeto LIDER Região dos Lagos, no 4º Fórum, realizado no município de Tartarugalzinho/AP. O evento reúne 40 líderes dos setores empresarial, público e do terceiro setor.
O Projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) em 2022, promoveu oito (8) encontros, que finalizou com a construção de uma Agenda de Desenvolvimento Regional, um dos instrumentos para implementação das propostas de crescimento econômico para Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Pracuúba; e quatro (4) Fóruns de Acompanhamentos, para a aplicação das ações definidas na Agenda de Desenvolvimento.
O gestor do Projeto LIDER Região dos Lagos do Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão, faz uma avaliação das atividades durante 2022 e anuncia continuidade dos trabalhos com o grupo num novo projeto, intitulado, Território Empreendedor Região dos Lagos aprovado no Planejamento do Sebrae para 2023.
“Cumprimos todas as fases da Metodologia LIDER com oito Encontros e quatro Fóruns, agora o grupo inicia o trabalho sem a coordenação direta do Sebrae e assume o Movimento LIDER, realizam a autogestão e definem a frequência dos encontros para promoverem as ações estabelecidas na Agenda de Desenvolvimento, construída para a Região dos Lagos e que envolve os municípios de Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Pracuúba”, disse o gestor do Projeto LIDER Região dos Lagos do Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão.
Prefeito
Para o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, o Projeto LIDER Região dos Lagos, contribui com quatro municípios na Região dos Lagos, estamos encerrando esta etapa de 2022 com ações efetivas. “O Sebrae escolheu uma região com muito potencial para aplicar o projeto e nos ajudou com a equipe técnica a consolidar esforços para unidos despertarmos para o desenvolvimento”, disse o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.
Consultor
De acordo com o consultor do Sebrae Nacional, Rômulo Rende, o 4º Fórum de Acompanhamento encerra uma trajetória que começou há muitos meses quando o grupo foi formado na fase de fundação, depois tivemos os encontros e os fóruns para construção e aplicação da Agenda de Desenvolvimento, que está em pleno vigor, que são as escolhas dos líderes, das pessoas que moram, vivem e trabalham na região, para dar rumo ao desenvolvimento local.
“Esperamos que esse trabalho surta muito efeito e que muitos frutos sejam colhidos pelos líderes e por toda a comunidade que vive na região dos Lagos do Estado do Amapá”, declara o consultor do Sebrae Nacional, Rômulo Rende.
A consultora do Sebrae Nacional, Vera Cutz, destaca que o Projeto LIDER Região dos Lagos conseguiu formar um grupo bastante coeso e determinado a realizar as ações que foram elaboradas para a Agenda de Desenvolvimento regional e o resultado que obtivemos no 4º Fórum que é o período que os consultores deixam o projeto e os líderes dão a continuidade.
“Eles tiveram dois sucessos significativos, entre eles, o Seminário de Regularização Fundiária, onde reuniram os atores que realmente podem implementar essa titularidade e a Avaliação que fizeram da necessidade de melhoria de infraestrutura para o turismo da região. Foram oito encontros, cada um com um objetivo determinado e mais os quatro fóruns de monitoramento das ações. Os líderes têm condições de seguir com o apoio do Sebrae, demonstram a capacidade de mobilização e de articulação, entregaram a Agenda de Desenvolvimento aos gestores públicos eleitos, às deputadas estaduais da região eleitas, então em relação ao Poder Público eles têm esse suporte e também em relação aos outros atores, a exemplo o Sistema S”, avalia a consultora do Sebrae nacional, Vera Cutz.
Pracuúba
A zootecnista do Rurap, líder no município de Paracuúba, Thame Peixoto, relata que o Projeto LIDER, está incrivelmente trabalhando na Região dos Lagos e unindo os quatro municípios da região, por meio do grupo de liderança que se formou, e evidencia a importância para o avanço dos municípios.
“Como extensionista trabalho na região desde 2010, vemos muitas dificuldades em desenvolver ações de forma unificada. Agora estamos unindo as ações dos municípios e as forças. O Projeto LIDER desenvolveu diversas ações que contemplou os quatro municípios, assim como o Seminário de Regularização Fundiária, já tratou do Empreendedorismo Urbano e Rural, Ecotorismo, palestras de capacitação, inúmeras ações que só tem contribuído para o desenvolvimento da região”, afirma a zootecnista do Rurap, líder no município de Paracuúba, Thame Peixoto.
Amapá
Para o Agente de Desenvolvimento e coordenador da Sala do Empreendedor no Município de Amapá, Leandro Brito, assegura que 2022 foi um ano de referência nas discussões para desenvolver a Região dos Lagos, principalmente a Regularização Fundiária, empreendedorismo e para traçar projetos e metas para que o Projeto LIDER seja de fato implementado na região e traga resultados para o desenvolvimento.
Calçoene
A secretária de Educação e Líder no Município de Calçoene, Joana D’Arc Gomes, informa que o Projeto LIDER na Região dos Lagos tem sido um diferencial para que as ações compartilhadas com os quatro municípios que fazem parte da região. “O desenvolvimento econômico da região depende muito da atuação de cada líder presente neste projeto”, finaliza a secretária de educação de Calçoene, Joana D’Arc Gomes.
Coordenação
Os consultores credenciados do Sebrae Nacional, Rômulo Rende e Vera Cutz, conduzem o 4º Fórum do Projeto LIDER Região dos Lagos no Amapá. A coordenação do projeto é da gerente da UPPDT/Sebrae/AP, Célia Almeida; e do gestor do Projeto LIDER, Rômulo Brasão.
Encerramento
O Projeto LIDER Região dos Lagos encerrou no 4º Fórum realizado no Município de Tartarugalzinho/AP, nos dias 9 e 10 de dezembro.
Por Denyse Quintas
De Tartarugalzinho/AP