Foto: José Baía Clécio assinou o decreto nesta sexta, 6.

Decreto do Governo do Estado estabelece novas medidas sanitárias contra covid-19

Decisão tem como base a queda de mais de 50% dos casos da doença no Amapá no mês de dezembro.


Devido à diminuição de mais de 50% dos casos de Covid-19 em dezembro no Amapá no mês de dezembro, o governador, Clécio Luís, assinou na tarde desta sexta-feira, 6, no Gabinete do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, o primeiro decreto (072-2023) que trata sobre as medidas sanitárias para o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados.

O documento é baseado no parecer técnico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que demonstra diminuição dos casos de Covid-19 no mês de dezembro. Atualmente, apenas 6 casos clínicos estão sendo tratados nas unidades hospitalares, todos sem agravamento.

"Esse é um decreto importante para nortear as unidades hospitalares do estado e manter todos em segurança. Então, fica estabelecido que dentro dos hospitais, por questão de segurança e risco não só da Covid, mas de outras doenças, a máscara é recomendado", destacou o governador. 

O documento recomenda o uso de máscaras, inclusive por pessoas vacinadas, em repartições públicas do Estado do Amapá, transporte coletivo e unidades hospitalares. Facultando apenas a utilização do equipamento em ambientes ao ar livre.

De acordo com o Relatório Técnico da SVS, houve uma diminuição gradual dos casos de Covid-19 no Amapá no mês de dezembro. Atualmente, há apenas 6 casos de internação clínica pela doença no Estado, todos sendo casos leves e sem agravamento, sendo 4 em unidades hospitalares particulares e duas em unidades do estado. 

"Essa estabilidade nos dá a tranquilidade de propor e recomendar o uso facultativo da máscara em espaços públicos e privados que não haja risco de propagação da doença. Em ambientes fechados, especialmente, em hospitais, segue a recomendação do uso do equipamento pessoal para pacientes e técnicos", frisou a superintendente de vigilância em Saúde, Margarete Gomes.

Busca ativa

O decreto ainda reforça aos municípios a busca ativa por vacinação dos grupos prioritários, especialmente em crianças de 3 meses a 11 anos, e de 12 a 17 anos.

Além de recomendar, também, testagem dos pacientes sintomáticos, oferta de testagem rápida, rastreio de contato e testagem dos contactantes e familiares de casos positivos, fortalecimento de ações educativas em mídias sociais e veículos de imprensa e adoção de medidas práticas de higienização.

A medida divulgada é resultado de um esforço do Governo do Estado junto aos municípios com campanhas de vacinação da Covid-19, especialmente das doses de reforço. 

 

Por: Da Redação .Colaboradores: Cássia Lima




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos