Foto: Freepik

Transformando oportunidade em negócio: nem sempre uma grande ideia é sinônimo de sucesso



Os brasileiros estão cada vez mais empenhados em empreender, é o que mostram os dados do Mapa das Empresas, divulgado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, que apontou aumento na abertura de empresas em 2022, com mais de 1 milhão de novos negócios no país.

E os números não param por aí. Com a procura por serviços cada vez mais tecnológicos, a quantidade de startups também cresceu. Dados da Liga Ventures mostram que, apenas em dezembro, foram registradas em seu banco de dados mais de 76 startups, o que significa que o interesse em empreender por meio da tecnologia e inovação tem sido uma tendência entre os brasileiros.

Motivadas pela independência financeira, pelo tempo flexível ou até pelo desejo de desenvolver uma ideia genial, muitas pessoas apostam no negócio próprio sem saber que o sucesso de uma empresa vai muito além da criação de um produto ou serviço inovador, já que uma boa ideia não vale muito quando funciona apenas no papel.

E mesmo que não exista uma receita para o sucesso, há alguns passos no fluxo de inovação que podem evitar erros cruciais para quem deseja empreender. Um dos passos mais importantes é identificar boas oportunidades no mercado e, a partir daí, desenvolver um projeto que solucione de forma inovadora e tecnológica os problemas encontrados. Afinal, se não houver uma demanda que sustente o negócio, a ideia, por melhor que seja, se torna inviável.

Após a identificação de um problema e a criação de uma solução, é preciso passar pela fase de validação. Nesse momento, é possível fazer um baixo investimento para a fase de teste do seu negócio, a partir daí, com análises sobre o potencial de escalabilidade e adesão do mercado, é possível saber se esse será um investimento seguro, antes de investir tempo, dinheiro e energia. Por isso, essa é a fase mais importante do processo, que dirá se a oportunidade e o negócio são promissores e trarão algum retorno financeiro.

Durante essa fase, é importante estar aberto para as mudanças no rumo da ideia central, alterando os processos e, se necessário, abrindo mão do negócio. Alguns empreendedores se apegam à crença de que o sonho de empreender só vai acontecer seguindo por um único caminho, quando, na verdade, a inovação está ligada aos problemas encontrados, e não às soluções criadas. Afinal, sempre haverá mais de uma solução para o mesmo problema, por isso é preciso ter paciência e persistência na jornada empreendedora.

Por Denis Ferrari, CEO da Azys Inovação




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos