Foto: Divulgação

CSA conclui operação de melhorias na Captação e na Estação de Tratamento de Macapá

O trabalho foi concluído com 10 horas de antecedência. Equipes atuam agora na retomada da distribuição da água aos usuários.

Os esforços das equipes da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) durante a grande operação de melhorias na rede de captação e abastecimento de água, realizada nesta quinta-feira (19/01) em Macapá, foram eficientes para cumprir o cronograma de atividades previstas e antecipar a conclusão dos trabalhos nesta etapa de obras. Com isso, a rede de abastecimento começa a ser pressurizada às 19h desta quinta-feira, garantindo que às 00h o fornecimento ocorra para os primeiros usuários atendidos pelo sistema. 

As atividades iniciaram às 5 da manhã com mais de 60 colaboradores empenhados em diversas frentes de trabalho na Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) e na Captação de Água do Rio Amazonas. Esta grande operação é uma das etapas do investimento em modernização da infraestrutura recebida ao assumir as operações de água e esgoto das zonas urbanas dos municípios do Amapá.

As diferentes frentes de trabalho foram divididas para instalação de novos equipamentos, substituição de registros de manobras, reabilitação do sistema de proteção da adutora, correção de vazamentos dentro das unidades e em algumas vias públicas, na manutenção preventiva nos decantadores, entre outras. 

Antecipação 

Todo o cronograma previsto para ser cumprido até às 5 horas da manhã da sexta-feira (20) foi antecipado em 10 horas e concluído às 19 horas de quinta-feira. A pressurização da rede ocorre de forma gradativa, sendo assim, o abastecimento reinicia às 00h para os primeiros usuários. A partir deste novo horário, se mantém a previsão de retomada de 60% da rede em 24h, 80% em 48h e 100% da rede restabelecida em até 72h nos locais mais afastados ou áreas elevadas.  

A CSA iniciou os investimentos no sistema de produção e distribuição de água de Macapá desde o início das operações no Amapá, em julho de 2022. A parada desta quinta-feira é uma das etapas de obras necessárias para execução das obras estruturantes que irão transformar a realidade do saneamento no estado. 

As obras da nova estrutura da Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas e da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) deverão ser oficialmente entregues ainda no primeiro semestre de 2023. 

Atendimento 

A concessionária orienta que a população mantenha a prática do uso racional da água armazenada em seus reservatórios domiciliares e em casos de intermitências fora do período previsto pela operação em curso, entre em contato com a Central de Atendimento no telefone 0800 086 0116, disponível 24h para registro de ocorrências e outras informações.

Por Marcelle Nunes

Veja fotos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos