Prefeito de Santana participa da solenidade de Assunção do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá

A cerimônia aconteceu na Avenida Santana, em frente ao Quartel do Bombeiro Militar de Santana.

A solenidade de posse ocorreu no final da tarde de quinta-feira, 19, na avenida Santana, em frente ao quartel do bombeiro militar. O prefeito do município e várias autoridades militares e civis prestigiaram o evento. A cerimônia iniciou com o hino nacional brasileiro, executado pela banda de música da polícia militar, sob a regência do capitão M. Dias. Em seguida teve a leitura do decreto de nomeação do novo comandante e a troca oficial do comando.

Após a cerimônia de assunção, o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, no momento das falas das autoridades, destacou a importância e agradeceu ao governador e ao coronel, por escolher Santana para realizar o evento.
“Só temos a agradecer ao governador Clécio Luiz, por essa escolha  por eleger Santana, para essa solenidade. Nós temos uma representação e uma estrutura bastante significativa dessa valorosa instituição, que é o Corpo de Bombeiros, e ficamos muito felizes com este evento acontecendo aqui em Santana. É um sinal de prestígio, atenção e cuidado que o governador Clécio e o coronel Verissimo, dedicam ao povo santanense.” destacou o prefeito.

O Governador, explicou a escolha do local para a solenidade, Clécio Luiz, falou do período que morou no município, e acredita que Santana vai voltar a ser o grande motor da economia do estado, e disse que “foi uma forma de prestigiar e falar que me sinto acolhido em Santana, fazendo a posse de um dos nossos dirigentes que é Alexandre Veríssimo de Freitas, novo Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, que também reside aqui. Isso só mostra cada vez mais a relação entre o governo e a prefeitura.” destacou o governador.

NOVO COMANDANTE
O coronel assume o mais alto posto da corporação aos 48 anos. Natural do estado do Rio de Janeiro, Alexandre Veríssimo de Freitas iniciou a carreira militar no CBM/AP há quase 30 anos.

Ele possui Pós-Graduação Latu Sensu em Gerenciamento Operacional nas Organizações, Gestão Estratégica nas Organizações, Gestão e Docência no Ensino Superior e cursa Graduação em Matemática e Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Foi comandante da Companhia de Comando e Serviço, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e da 1ª Companhia Operacional da Capital. Ele também já foi chefe da Divisão de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil, chefe do Centro de Comunicação Social e diretor de Inteligência e Operações. Antes de se tornar comandante, chefiava a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do CBM/AP.

HISTÓRICO DO CBMAP E DO QUARTEL DO 5º GBM
Criado por meio do decreto nº. 50 de 17 de novembro de 1967, o CBMAP tem por missão precípua planejar, organizar, coordenar e controlar, no âmbito do estado do amapá, ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e serviço de segurança contra incêndio e pânico, visando proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio. Em 2023 a instituição comemorará 56 anos de atividades de Bombeiro Militar no Amapá e 31 anos como corporação independente e autônoma, subordinada ao chefe do executivo estadual, atendendo diretamente 85% da população amapaense.
Criado em 19 de maio de 1994, o 5º grupamento bombeiro militar atua no município de Santana, em uma área de atendimento que se estende à oeste, passando o distrito industrial até o município de Mazagão; à leste pelo Igarapé da Fortaleza e ao norte indo até às proximidades do distrito do coração. O referido grupamento, que no passado já foi denominado de 5ª Companhia Independente da Capital, é a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, atuando nas atividades de combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, além de garantir a prestação de serviços de segurança contra incêndio e pânico por meio das atividades de vistoria técnica.

Por Éden Pacheco

Veja fotos




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos