Ministério Público do Amapá inaugura Rádio e TV Web
Com o objetivo de ampliar a capacidade de comunicação da instituição com a comunidade, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), inaugurou, nesta quarta-feira (8), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, o estúdio de Rádio e TV Web. Os dois veículos de comunicação funcionarão em prédio próprio, localizado atrás da PGJ, como um canal permanente para divulgação de campanhas de conscientização e para entrevistas com membros e servidores do MP-AP sobre os direitos do cidadão e notícias de interesse público.
Sobre a Rádio e TV Web
A Rádio e TV Web é uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio de um projeto estratégico da Assessoria de Comunicação do MP-AP. Com suporte da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça (Asstec) foram captados recursos federais visando a execução do projeto, via articulação institucional junto à Bancada Federal do Amapá no Congresso Nacional.
O deputado Federal do Amapá, Acácio Favacho, alocou recursos de emenda parlamentar para garantir a aquisição de equipamentos para implantação dos veículos de comunicação. O convênio foi assinado, em dezembro de 2020, com o Ministério da Justiça.
O prédio da Rádio e TV WEB tem estrutura metálica e de concreto armado, fachada em vidro com isolamento térmico e acústico e piso em porcelanato e forro de fibra mineral. O espaço possui área construída de 90 metros quadrados, com acessibilidade aos espaços internos: recepção, estúdios de gravação e de edição, datacenter, copa, banheiros masculino e feminino.
Autoridades presentes na inauguração
A Rádio e TV Web foram inauguradas pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, com a presença do Corregedor Nacional do Ministério Público, conselheiro do Oswaldo D’Albuquerque, o membro auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marcelo Weitzel, o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Silvio Amorim Júnior, e o chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, o promotor de Justiça MP-AP, Marcelo Guimarães e Moraes.
Pelo MP do Amapá, estiveram presentes o corregedor-geral, procurador de Justiça Jair Quintas; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Nicolau Crispino; coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Socorro Milhomem; chefe de Gabinete da PGJ, Paulo Celso Ramos; o secretário-geral, Alexandre Monteiro; a coordenadora das Varas Cíveis, promotora de Justiça Eliana Mena; os promotores de Justiça e coordenadores dos Centros de Apoio Operacional do MP-AP (CAO’s) da Infância e Juventude, Miguel Angel; da Moralidade Administrativa, Anderson Batista e da Saúde, Wueber Penafort. E, ainda, os promotores substitutos Carolina de Oliveira, José de Paula Neto, Leonardo de Oliveira e Alison Almeida Santos. Presente também, a diretora da Rádio Difusora de Macapá, jornalista Ana Girlene, responsável pela elaboração do projeto estratégico, enquanto assessora técnica da instituição, além de servidores da instituição.“
Nós precisamos chegar à população e dizer quem nós somos. É necessário que o promotor de Justiça diga sobre o que faz e o que pode fazer para a população, e se colocar à disposição para o que o cidadão precisar. Isso é cidadania, isso é o fortalecimento do ministério público, não somente o amapaense, mas do MP Brasileiro, pois nós somos a defesa da sociedade. A inauguração da Rádio e TV Web é a realização de um sonho antigo. Agradeço o apoio do Colégio de Procuradores de Justiça, aos membros do MP-AP e equipe técnica de servidores que contribuíram para atingirmos esse objetivo. Também agradeço ao deputado Federal Acácio Favacho pelo suporte com a alocação de emenda e aos membros do CNMP presentes aqui hoje”, destacou a PGJ do MP-AP.
Entrevistas
Na ocasião, a PGJ do MP-AP e o corregedor nacional do Ministério Público foram os primeiros entrevistados na Rádio e TV Web, pela gerente de Comunicação, jornalista Gilvana Santos. Ao conceder a entrevista, Ivana Cei ressaltou que os canais institucionais de comunicação farão com que a informação sobre os serviços prestados pelo Ministério Público chegue de forma mais eficiente e célere à sociedade.
Por sua vez, Oswaldo D’Albuquerque afirmou que ao inaugurar a Rádio e TV no Ministério Público do Acre (MPAC), sua unidade de origem, os atendimentos da instituição à população acreana aumentou cinco vezes mais. Por conta disso, o corregedor nacional do MP parabenizou a PGJ do Amapá pela iniciativa e fortalecimento da gestão.
Além de informes institucionais, a TV e Rádio Web, também ficarão à disposição da comunidade e universidades para divulgação de conteúdo educativo.
Para acessar fotos da inauguração, acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1u3qb-eABVfKDY8zVkLEDvNxk4hNPbqkM
Por Elton Tavares, Iana Amoras e Ana Girlene