Dicas para emagrecer com saúde no verão
Saiba como buscar (e alcançar) o emagrecimento sem prejudicar sua saúde.
Dietas que se dizem milagrosas podem até funcionar por um tempo, mas depois, os quilos podem voltar, e ainda mais “fortes” do que antes.
Com eles, outros danos ao bem-estar também ocorrem e vão desde deficiência nutricional até queda de cabelo. Por isso, escolha emagrecer visando além da estética, mas também a qualidade de vida!
Quer saber como? Continue lendo e descubra dicas práticas e alimentos que te fazem perder peso, sem arriscar a sua saúde.
Dicas para emagrecer nesse verão
Beber muita água
A primeira dica não poderia ser outra, e nós sabemos que 10 de 10 dicas sobre saúde, os especialistas alertam sobre a importância de beber água.
Mas o que talvez você não saiba, é que além da saúde no geral, a água é uma bebida fundamental no processo de emagrecimento.
Mas como ela faz isso?
-
aumentando a saciedade;
-
diminuindo a sensação de fome;
-
reduzindo a retenção de líquido;
-
melhorando a digestão;
-
aumentando o metabolismo.
Portanto, sempre tenha uma garrafinha por perto, onde quer que esteja. Assim, fica muito mais fácil fazer disso um hábito!
Apostar nos sucos naturais
Outras bebidas aliadas do processo de emagrecimento são os shakes e sucos naturais, isso porque, dependendo dos ingredientes, eles têm várias funções.
Entre elas, a de auxiliar a queimar calorias, melhorar a digestão, diurético, anti-inflamatório, etc.
Além disso, também ajudam bastante a saciar a fome, fazendo com que você consuma bem menos calorias ao longo do dia.
Porém, eles não fazem nada sozinhos, ok? Hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercício físico sempre serão essenciais para perder peso com saúde.
Apesar disso, segundo a nutricionista funcional Maria Luiza Moura, alguns sucos tem propriedades bem interessantes, como:
-
Suco de abacaxi (diurético e anti-inflamatório), couve (rica em fibras e auxilia na limpeza do organismo), gengibre (poder termogênico) e hortelã (super refrescante para o verão).
Ter sempre uma salada de frutas na geladeira
As frutas nos salvam muito durante aquela fominha no intervalo das refeições principais, mas às vezes elas ficam bem sem graça perto de uma barra de chocolates, não é?
Além disso, pensar em lavar e descascar dá até uma preguicinha, nós sabemos. Porém, uma boa saída é comprar várias delas e lavá-las e cortá-las de uma só vez, fazer um mix entre elas e deixá-las em potes na geladeira.
Assim fica mais fácil de consumir ao longo do dia e você não enjoa de nenhuma delas. E como estamos falando de salada de frutas, espremer uma laranja também é uma boa para adicionar mais sabor, ou então, comê-las com mel ou iogurte natural.
Caminhar ao ar livre (ou qualquer outra atividade física)
Os exercícios físicos, assim como a alimentação saudável, também estão sempre presentes entre as dicas de emagrecimento. E realmente, não dá para fugir deles, pois o mérito é grande!
Para quem está começando, caminhadas ao ar livre já são ótimas para pegar gosto por alguma atividade física, caso não curta a musculação, por exemplo.
De acordo com Carlos Bruce, personal trainer formado pela UFRJ, uma caminhada rápida de 1h rende entre 300 a 400 calorias a menos.
Mas além das caminhadas, há vários outros exercícios, como a dança, luta, natação, spinning, funcional e outras modalidades que se encaixam no seu perfil.
Evitar ficar com muita fome
É isso mesmo! Quanto mais tempo demorar para comer, mais fome sentirá na próxima refeição, e mais fome significa mais comida e calorias.
Na verdade, nesses momentos comemos até mais do que o nosso apetite aguenta, concorda? Além disso, você sabia que ficar muito tempo sem ingerir alimentos é uma das causas do efeito sanfona?
Por isso, não pule nenhuma refeição na ilusão de que comer pouco emagrece. Isso não é perder peso com saúde!
Ingerir proteínas magras em todas as refeições
A nutricionista Tatiana Zanin, para o portal Tua Saúde, explica que as proteínas magras como ovo, peixe e frango são as melhores escolhas para quem quer emagrecer.
O motivo, é porque elas aumentam a liberação de hormônios que promovem a saciedade, tem poucas calorias e ajudam a criar massa magra.
Invista na sua saúde mental
Já se sentiu triste e ficou com vontade de comer algo? Ou então, estava muito ansioso e descontou na comida? Em outros casos, sua mente estava tão abalada e exausta que não conseguia comer nada?
Então, saiba que já sofreu (ou ainda sofre) com a fome emocional.
Segundo o psicólogo Dr. Fábio Roesler, a saúde mental influencia no processo de emagrecimento e leva as pessoas a adquirirem hábitos danosos à saúde, inclusive compulsões e distúrbios alimentares.
Por isso, cuidar da mente também é um passo muito importante se quer perder peso com saúde física, e é claro, mental.
Ingira alimentos que queimam gordura, saciam a fome e que desincham
A escolha dos alimentos é parte fundamental da dieta, isso é óbvio. Mas além da qualidade de vida dos pratos saudáveis, faça escolhas que auxiliam a perda de peso, como por exemplo:
-
que saciam a fome por mais tempo: arroz integral, pão integral, feijão, maçã, melão;
-
que são anti-inflamatórios e desincham: salmão, atum, sardinha, linhaça e castanhas;
-
que queimam gordura: canela, gengibre, pimenta, chá verde, aspargos, acelga.
Exclua os alimentos ultraprocessados da dieta
Salgadinhos, chocolates, bolachas, refrigerantes, congelados, enfim, as famosas “besteiras” são as principais vilãs da alimentação equilibrada.
A grande quantidade de calorias, e a tabela nutricional sem valor algum, somados ao alto índice de sódio e açúcar, fazem desses alimentos grandes atrasos na perda de peso.
Sem contar que são altamente viciantes, mas isso acreditamos que você mesmo já sabe, então…
Fique longe das tentações
É muito difícil comer apenas uma bolacha, ou tomar só um golinho de refrigerante, porque como já citamos, eles são viciantes. Por isso, não os compre pensando que irá consumi-los somente aos finais de semana.
Na primeira oportunidade, dará qualquer desculpa para matar a vontade de comê-los, então, fique longe desse tipo de produto simplesmente não comprando.
Quando der muita vontade, compre apenas o que quiser comer, na hora que for comer, porque como o diria o ditado: quem não é visto, não é lembrado.
E nesse caso, devemos usar a preguiça a nosso favor, porque com certeza se não achar nenhum deles em seu armário, as chances de ter disposição para ir ao mercado são poucas.
Escolha emagrecer com saúde
Dietas da moda, muito restritivas e prometem ser milagrosas, são quase sempre ciladas! Além disso, fazer longos jejuns sem acompanhamento médico também é prejudicial à saúde.
O emagrecimento pode até acontecer, mas com ele vem também seus malefícios, que segundo Dan Waitzberg e Natália Lopes, nutricionistas da Nutricional, são:
-
problemas como o efeito sanfona;
-
fraqueza;
-
queda de cabelo;
-
dor de cabeça;
-
unhas fracas;
-
deficiências nutricionais;
-
indisposição;
-
baixa imunidade.
Portanto, escolha sempre o melhor caminho, o da qualidade de vida com segurança, e se quiser uma ajuda a mais, procure métodos de emagrecimento eficientes e seguros como o balão gástrico.
Por Danillo Cássio