Foto: Jesiel Braga/PMM

Animais do Bioparque da Amazônia recebem acompanhamento clínico de rotina

Duas espécies moradoras do local, o macaco Aranha e a Anta, receberam cuidados da equipe de saúde do hospital público veterinário nesta quinta-feira


Quem visita o Bioparque da Amazônia pode encontrar uma área de preservação ambiental com inúmeras plantas e animais. O parque garante a sobrevivência e segurança das espécies, através dos cuidados individuais realizados pelos cuidadores e médicos veterinários.

Nesta quinta-feira (2), uma equipe de saúde do hospital público veterinário do município realizou o acompanhamento clínico de duas espécies moradoras do local: o macaco-aranha e a anta.

Um dos animais que há 6 anos vive no parque e encontrou abrigo é a Vitória, um macaco-aranha fêmea que chegou ao Bioparque após ser resgatada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, em 2016. Ela foi encontrada em Vitória do Jari, onde sofria maus-tratos. Desde que chegou à nova casa, Vitória recebe toda assistência necessária para o seu bem-estar. 

Vitória mora no Bioparque há 7 anos. Desde que chegou recebe o acompanhamento clínico de rotina | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

Barbara Benincasa, veterinária responsável pelo atendimento aos bichinhos, explica que o acompanhamento é realizado periodicamente e serve para monitorar o quadro de saúde individual de cada espécie, e assim identificar possíveis doenças e patologias preexistentes, que possam vir a acometer estes animais. 

“Somos acionados pelos cuidadores daqui do Bioparque e a partir da nossa avaliação são realizados exames clínicos e laboratoriais para a melhor condição de vida dos animais, uma vez que após o resultado vamos realizar o manejo sanitário para cada espécie, respeitando suas características biológicas e o habitat em que vivem”, detalhou.

Bárbara, veterinária do Hospital Veterinário, visita os animais do Bioparque periodicamente | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

Outra espécie que também recebeu assistência em saúde foram as duas antas machos que habitam o parque: o Alfredinho e o Bio. Os dois irmãos nasceram no local e desde então recebem os cuidados necessários dos cuidadores do Bioparque.


O profissional responsável pelos animais é biólogo Geraldo Biondi. Ele conta que a alimentação dessa espécie é variada e balanceada.

“Eles se alimentam duas vezes ao dia e comem de tudo, desde frutas, verduras e legumes. Também fornecemos ração e capim. Além da alimentação saudável, o auxilio médico que esses animais recebem dos médicos veterinários, proporciona segurança e qualidade de vida aos nossos animais. É um trabalho feito em equipe para o bem-estar de todos os moradores do Bioparque”, explicou.

Biólogo Geraldo Biondi coordena a equipe de cuidadores do Bioparque | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

Fundação Bioparque da Amazônia

A Fundação Bioparque da Amazônia é casa para mais de 50 espécies de animais que vivem em seu Plantel. Cada animal recebe cuidados especiais, de acordo com suas necessidades. Assim como o atendimento clínico periódico realizado pela equipe de multiprofissionais do Hospital Veterinário Público de Macapá. 

 

Por Elisa Maciel 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos