Estudantes do Amapá podem participar da Olimpíada de Matemática
Unidades de ensino têm até 17 de março para confirmar participação.
Seguem disponíveis até o dia 17 de março as inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A tradicional prova é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica e estimular o estudo da disciplina nas escolas de todo o Brasil.
Em todo Amapá, mais de 100 mil estudantes estão aptos a realizarem a avaliação. Podem se inscrever na Obmep escolas de todo o país, desde que ofertem as séries do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições particulares também estão aptas.
"Essa é uma ótima oportunidade para que os nossos alunos se aprofundem no estudo da matemática e mostrem seu conhecimento na área. Nossa expectativa é que nossos estudantes se motivem a participar desta edição", destacou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
As unidades de ensino devem efetuar inscrição no exame no link http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.DO.
Como funciona a Obmep?
As escolas interessadas devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os gestores das escolas irão encontrar as informações completas.
A olimpíada ocorre em duas fases, A 1ª é uma prova objetiva com 20 questões, os classificados nesta etapa estão aptos para a prova dissertativa, composta por 6 questões. Os exames acontecem, respectivamente, em 30 de maio e 7 de outubro.
As avaliações são divididas de acordo com as séries dos alunos: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
O resultado da 1ª etapa estará disponível em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.
Em todo Brasil, cerca de 18 milhões de estudantes da rede pública podem fazer a prova.
Por: João Chaves