Foto: Ascom/Sete

Réplicas de esculturas Maracá e Cunani da Casa do Artesão passam por restauração

Objetos foram alvo de vandalismo com danos na pintura, caverna, animais e louças


As réplicas de urnas arqueológicas representativas dos povos Maracá e Cunani, posicionadas na área externa da Casa do Artesão, estão sendo restauradas pelo Governo do Estado. São serviços de manutenção na pintura, caverna, vasos, louças e nas miniaturas de animais. As esculturas foram alvos de vandalismo.

Um dos objetos danificados foi um dos dedos da mão da urna feminina Maracá. Os artesãos Ezequiele Lima e José Marques são responsáveis pela restauração.

“As duas urnas foram esculpidas por nós à época da reforma e revitalização da Casa do Artesão, em abril de 2022. Aplicamos uma pintura especial que deixa mais protegidos os objetos da exposiçao ao sol e da chuva. É um atrativo turístico que conta um pouco da nossa história e que precisa ser cuidado com mais carinho”, alertou Ezequiele Lima.

Para evitar novos danos às peças, o entorno das esculturas da caverna e do vaso foi isolado. A medida não impede os visitantes de conhecerem o ambiente e tirar fotos.

A urna representando o povo maracá remete aos achados ocorridos no município de Mazagão, na região Sul do Estado do Amapá. Já a urna representando o povo Cunani são de peças encontradas em Calçoene, no Norte do Amapá.

 

 

Por: João Clésio




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos