Foto: Divulgação

Validador de Boletos da Serasa aumenta segurança contra golpes no Feirão Limpa Nome

O Validador identifica se o boleto foi gerado pela empresa credora ou não.


Colocado em operação em novembro, o Validador de Boletos e Chaves Pix da Serasa já contabilizou mais de 10 mil consultas na plataforma, que verifica a autenticidade do código de pagamento. Pelo menos 3,3 mil deles caracterizaram tentativa de golpe e não eram meios oficiais da Serasa. A ferramenta gratuita foi disponibilizada para aumentar a confiança dos consumidores que pretendem fechar acordos de negociação de dívida pelos canais digitais.

O Validador identifica se o boleto foi gerado pela empresa credora ou não. Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma Limpa Nome há duas possibilidades: pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou, então, uma tentativa de golpe. Nessa situação, a Serasa orienta que o usuário verifique os dados imediatamente, inclusive sobre o beneficiário indicado, e procure a empresa credora.

“Em períodos de Feirão, como está ocorrendo agora, os golpistas se aproveitam da visibilidade do evento e da vulnerabilidade dos endividados para tentar contato em nome da Serasa”, avisa Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da empresa. “Por isso, ao receber um boleto de terceiros é importante validar a veracidade do documento antes de fazer qualquer transação”, alerta.

 

Como utilizar o Validador de Boletos da Serasa

1.    Acesse o site ou aplicativo da Serasa, digite seu CPF e preencha um breve cadastro.

2.    Clique em “Soluções” e, em seguida, no botão “Validar meio de pagamento”.

3.    Informe o código do boleto ou o código Pix e confira se é um acordo oficial da Serasa em seu nome. Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma, pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou uma tentativa de golpe. Verifique os dados novamente, inclusive, sobre o beneficiário indicado, antes de fechar a negociação.

 

Cinco dicas de proteção da Serasa

·Desconfie de links ou mensagens maliciosas mesmo quando enviados por pessoas conhecidas: aplicativos como WhatsApp e Telegram e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos.

·Antes fazer qualquer operação, faça a validação no site da Serasa por meio do Validador de Boletos. Caso seja indicado que o código do boleto ou Pix não se trata de um meio de pagamento da Serasa, certifique-se das informações apresentadas e faça seu login no site ou app Serasa para verificar se há uma oferta disponível para negociação.

·Números de WhatsApp e páginas oficiais nas Redes Sociais apresentam um Selo de Verificação localizado ao lado do nome do contato. Tome cuidado para não confundir com emojis, utilizados para fraudar essa validação.

·Endereço eletrônicos oficiais devem possuir https com URL, cadeado na barra de navegação e inscrição de “site seguro”.

· Na dúvida, não clique: algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios, entre outros. Se receber mensagens como “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, desconfie.

 

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos