Ueap concede título de Professora Emérita para educadora vítima da covid-19
Lílian Latties dedicou sua vida à pesquisa, ao ensino de língua espanhola e à formação de professores.
A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) concedeu o título de Professora Emérita à docente Lílian Latties dos Santos, que faleceu em 2021, com apenas 32 anos, vítima da covid-19. Na época, ela cursava doutorado na cidade de Salvador/BA.
A homenagem eterniza a energia, a segurança e a personalidade acolhedora de Lílian e representa a valorização de um ciclo de vida dedicado à pesquisa, ao ensino de língua espanhola e à formação de professores.
A educadora era símbolo de inspiração para os colegas e alunos dos cursos de Licenciatura em Letras e da Especialização em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura Estrangeira.
Ao discursar sobre a entrega do título, a reitora da Ueap, Kátia Paulino, ressaltou que a partida precoce da docente foi uma perda inestimável.
“Nada irá suprir a falta que ela faz para todos nós. Mas é um gesto da universidade em homenagem ao trabalho realizado por Lílian e ao legado que ela nos deixa”, disse a reitora.
O prêmio foi recebido pela mãe de Lílian, Josefina Latties, 61 anos, que recordou a dedicação da filha pelo trabalho e pelos amigos.
"Lilian foi uma menina/mulher inteligente, muito forte, corajosa, guerreira e generosa, que sempre acreditou nos seus sonhos, no seu potencial e, principalmente, acreditava no ser humano".
Emocionada, a ex-aluna Juliana Leão compartilhou as lembranças deixadas pela professora.
"Ela tinha um verdadeiro compromisso com a educação na Amazônia. Questionava as práticas coloniais que ainda pairam em nosso sistema, lutava por representatividade, deixando registrado o seu nome em instituições do Amapá e do Brasil", disse.
A solenidade contou com a presença de acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Letras; comunidade acadêmica; amigos e familiares.
Lílian Latties dos Santos
Nasceu m 19 de março de 1988, em Macapá. Em 2007, foi aprovada no curso de Letras do primeiro vestibular da Ueap, quando teve contato com a disciplina de Redação, que trouxe o interesse para o estudo da linguagem. Entre 2017 e 2018, além de dar aula na graduação, Lílian atuou como docente na Especialização em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura Estrangeira.
Lílian era alguém extremamente dedicada ao trabalho e à formação docente, pois acreditava que a mudança na educação perpassa, primeiramente, pelo preparo dos professores. Ela segue sendo uma inspiração para seus colegas de profissão e alunos na incansável busca de seus objetivos.
Por: Kelison Neves