Jovane Guissone lidera o time brasileiro na Itália. Foto: Alê Cabral/CPB.

De olho nos Jogos Paralímpicos, sete brasileiros disputam a Copa do Mundo de Pisa

Equipe na Itália é formada por vários atletas que estão entre os melhores das Américas, com grandes chances de classificação


Sete brasileiros iniciam nesta quinta-feira (16) mais um desafio internacional na paraesgrima. Eles disputam, até o próximo domingo, a Copa do Mundo de Pisa, na Itália, mais um torneio oficial da Federação Internacional de Esportes para Amputados e Cadeirantes (IWASF), válido para o ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Jovane Guissone é indiscutivelmente o grande nome dentro deste cenário. Nos últimos doze meses, ele faturou nada menos do que seis medalhas em Copas do Mundo: duas no Brasil, uma em Pisa, uma em Eger (HUN) e duas em Washington (USA). Prata nos Jogos de Tóquio 2020 e ouro em Londres 2012, ele quer voltar ao pódio em Paris, no ano que vem.

“Mais uma Copa do Mundo. Estou focado na competição. Treinei bastante e agora é colocar em prática o que tenho treinado. Quero fazer uma grande competição, principalmente na minha primeira arma, que é a espada, e na segunda, o florete. Quero pontuar bem, para garantir a minha classificação pelo ranking mundial, meu objetivo é brigar novamente pelas medalhas em Paris”

Mas o Brasil tem outros bons nomes em Pisa. A convocação da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) levou em consideração exatamente este critério. Os atletas com mais chances de se classificarem em torneios individuais e formarem equipes para os Jogos foram selecionados. A lista é muito forte: vários são líderes entre os atletas das Américas, incluindo o medalhista paralímpico Jovane Guissone, primeiro colocado no ranking mundial da espada masculino B.

Os participantes do torneio em Pisa que estão em destaque no ranking olímpico das três armas são:

  • Jovane Guissone – 1° na espada masculino B, 4° do sabre masculino B (1° das Américas) e 3° do florete masculino B (1° das Américas);
  • Vanderson Chaves – 7° no florete masculino B (1° das Américas);
  • Kevin Damasceno – 10° no sabre masculino A (1° das Américas);
  • Lenilson de Oliveira – 9° na espada masculino A (2° das Américas, uma posição atrás do 1°);
  • Monica Santos – 5ª no sabre feminino B (1ª das Américas) e 6ª no florete feminino B (1ª das Américas);
  • Rayssa Veras – 6ª no florete feminino A (1ª das Américas), 7ª na espada feminino A (1ª das Américas), 10ª no sabre feminino A (2ª das Américas);
  • Carminha Oliveira – 13ª no sabre feminino A (2ª das Américas)

A delegação é chefiada por Ivan Schwantes e tem a presença do técnico Marco Xavier. Confira a programação completa da competição:

QUINTA – Espada Feminino A e B, Florete Masculino A e B

SEXTA – Florete Feminino A e B, Sabre Masculino A e B

SÁBADO – Espada Masculino A e B, Sabre Feminino A e B

DOMINGO – Competições de equipes




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos