Bruna Alexandre será atração no Aberto Internacional e no TMB Platinum. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.

São Paulo vai receber competição internacional e dois eventos nacionais a partir da próxima semana

Centro Paralímpico Brasileiro será palco do Aberto Paralímpico do Brasil, da Seletiva Olímpica de Jovens e do TMB Platinum – Ciclo I num período de dez dias


Os fãs do tênis de mesa estão contando as horas. A partir da próxima semana, o Brasil terá três competições de altíssimo nível da modalidade, todas disputadas num período de dez dias, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A agenda começa com o Aberto Paralímpico do Brasil, de 24 a 26. Segue com a Seletiva Olímpica de Jovens, de 26 a 28. E será concluída com o TMB Platinum – Ciclo I, que será disputado de 29 de março a 02 de abril.

O primeiro evento de gala da programação será o Aberto Paralímpico do Brasil, competição fator 20 da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). O torneio terá a presença de todos os principais atletas do país, incluindo os seis atletas que conquistaram medalhas no Mundial Paralímpico do Granada, em novembro do ano passado: Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Lucas Arabian, Marliane Santos, Paulo Salmin e Sophia Kelmer, além de medalhistas paralímpicos como Aloísio Lima, Guilherme Costa, Iranildo Espíndola, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Israel Stroh.

O último Aberto do Brasil foi realizado em outubro do ano passado. Na ocasião, os mesa-tenistas do país foram dominantes, conquistando 19 de 23 títulos possíveis. Se contabilizarmos todos os pódios, o Brasil só não esteve presente em uma classe de todas as disputadas. Desta vez, 133 atletas de vários países estão confirmados, sendo 95 homens e 38 mulheres.

Na sequência, os atletas das categorias de base vão brigar pelas vagas na Seleção Brasileira, na Seletiva Olímpica de Jovens. A fase de grupos começa ainda no dia 26, com as definições dos vencedores ocorrendo nos dias 27 e 28. Serão conhecidos dois atletas de cada naipe nas categorias sub-13, sub-15 e sub-19, totalizando 12 convocados para a equipe brasileira que disputará os Campeonatos Sul-Americanos das três faixas etárias.

Para fechar a programação de gala do tênis de mesa, o primeiro grande evento nacional da temporada 2023. O TMB Platinum – Ciclo I vai acontecer novamente no Centro Paralímpico, local onde foi realizado o último certame da temporada 2022, o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, em dezembro. Mais uma vez, a competição promete ser de alto nível.

Para o evento deste mês, a Confederação Brasileira recebeu um total de 1.225 inscrições, sendo 1124 de atletas olímpicos e 89 de paralímpicos. Além de todos os craques paralímpicos que vão jogar o Aberto do Brasil, o TMB Platinum terá a presença de atletas com participações na Seleção Brasileira Olímpica, como Giulia Takahashi, Gustavo Tsuboi, Laura Watanabe, entre outros.

A entrada para assistir aos jogos é franca e os canais da Federação Internacional de Tênis de Mesa e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa no YouTube transmitirão os eventos ao vivo.

 

Por: Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação)

 




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos