Inscrições gratuitas para o Programa Gênese são prorrogadas até 19 de março

Voltado a jovens moradores dos estados da Amazônia Legal, programa busca despertar talentos empreendedores e estimular a pesquisa orientada a produtos e processos de impacto para a região


Estão prorrogadas até o dia 19 de março as inscrições para o Programa Gênese, projeto da Jornada Amazônia que pretende despertar jovens talentos empreendedores e estimular a pesquisa orientada a produtos e processos de impacto para a Amazônia Legal. Podem participar jovens estudantes, acadêmicos e pesquisadores, maiores de 18 anos, e residentes nos nove estados da região. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada no próprio site do projeto: genese.jornadaamazonia.org.br.

O Gênese é um dos programas da Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia e faz parte da Jornada Amazônia, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia e do ecossistema de inovação necessário para que essa economia ganhe escala e se torne competitiva como alternativa ao desenvolvimento predatório da região.

O Programa Gênese utiliza um ambiente virtual de aprendizagem com conteúdos interativos síncronos e assíncronos, que passam por realidade virtual, videoaulas, podcasts com cases inspiradores e lives temáticas. O engajamento dos alunos é monitorado semanalmente por uma classificação de desempenho da comunidade, fornecendo feedback de desenvolvimento contínuo. Os participantes com mais destaque são convidados a vivenciar a Jornada do Empreendedorismo, por meio de um Game de Educação Empreendedora que simula a experiência desde a concepção até a escala de um negócio de impacto.

No final, alunos selecionados fazem uma viagem de imersão para conhecer um Ecossistema de Inovação referência, e podem se tornar embaixadores do programa. Além disso, os participantes recebem um certificado com horas para validação de atividade curricular complementar.

 

20 mil talentos mobilizados até 2025 e ideias para a bioeconomia amazônica

Ao longo dos três próximos anos, serão realizadas dez edições do Gênese, cada uma com um mês de duração. A meta da Jornada Amazônia é ter cerca de 20 mil inscritos no total, chegando a pelo menos três mil participantes capacitados ao fim do período.

 “A Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia quer criar e fortalecer um pipeline de startups inovadoras para impulsionar o ecossistema empreendedor, estabelecer e qualificar conexões com o mercado e fortalecer o ecossistema de inovação e impacto na região amazônica. O Gênese é o início, a primeira etapa que irá ativar esses talentos para empreender com a visão da bioeconomia”, explica Marcos Da-Ré, diretor de Economia Verde da Fundação CERTI.

 

Sobre a Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia da Jornada Amazônia

O Gênese é um dos programas que integram a Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia da Jornada Amazônia, iniciativa coordenada e executada pela Fundação CERTI, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander. Até 2025, os objetivos da Plataforma são a mobilização de 20 mil talentos empreendedores, a criação de 200 startups de impacto na região amazônica, a qualificação de 100 empresas e investimento nas 30 startups mais inovadoras. Além disso, a iniciativa prevê o desenvolvimento de um modelo de parceria com pelo menos dez indústrias (que atuarão como clientes, codesenvolvedores e/ou coinvestidores, impulsionando cadeias florestais sustentáveis), e o fortalecimento de no mínimo dez mecanismos estratégicos locais para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo inovador, promovendo a bioeconomia como indutora da competitividade florestal.

 

Serviço

Inscrições para o Programa Gênese

Até dia 19 de março

Pela página https://genese.jornadaamazonia.org.br/

Inscrições gratuitas

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos