Com apoio, paratletas amapaenses partem para Campeonato Brasileiro em São Paulo
Competições acontecem de 18 a 22 de abril. Paratletas estão confiantes e se dedicam nos treinos
A Prefeitura de Macapá prioriza a Educação e o Esporte, compreendendo a importância desses eixos na formação e desenvolvimento dos indivíduos. Assim, o município garantiu apoio com compra de passagens aéreas para um grupo de paratletas que integra o projeto “Jogos Paradesportivo Escolar”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A equipe se empenha nos treinamentos que ocorrem na pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O desempenho deles foi acompanhado de perto pelo Coordenador do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no município, Marlom Gomes, nesta sexta-feira (17).
Na ocasião, o coordenador destacou a dedicação da equipe na preparação para o Campeonato Brasileiro de Paratletismo e falou do apoio da Prefeitura de Macapá, que torna possível que amapaenses possam competir em âmbito nacional.
Luziwania Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto, disse estar confiante na equipe de paratletas. “Eles são recordistas em medalhas e temos certeza do sucesso de cada um, em suas modalidades. Muitas dessas conquistas se deve ao apoio que o projeto recebe da Prefeitura de Macapá, na pessoa do prefeito, Dr. Furlan, que é um grande incentivador do paratletismo na capital”, comentou.
Mariana Lourrane, ganhadora de 5 medalhas, em 3 campeonatos I Foto: Mary Paes/Semed
Um exemplo é a pequena Mariana Lourrane, de 13 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Sandra Tolosa da Silva. Ela conta ter diminuído a ansiedade depois de ter entrado para o projeto. Lourrane compete nas modalidades de arremesso de peso e boleta. Já participou de campeonatos em Brasília, Paraíba e São Paulo, e já conquistou 5 medalhas , 2 de ouro e 3 de bronze.
“Depois que comecei no atletismo me sinto bem melhor. Sou otimista. Estou me preparando para o próximo campeonato em São Paulo e espero trazer mais medalhas pra minha cidade”, disse.
Flávio Yuri. Praticando lançamento de dardo I Foto: Mary Paes/Semed
Flávio Yuri, 16 anos, é o atual campeão brasileiro de atletismo. Ele fala do apoio da Prefeitura na compra das passagens. “Estávamos preocupados em não conseguir viajar, mas deu tudo certo. A gente agradece ao projeto e a Prefeitura que nos apoiou nisso. Espero retribuir trazendo mais medalhas”.
Mais Informações
O atendimento do Centro de Referência Paralímpico fica na Pista de Atletismo da Unifap, Campus Macapá. Os dias de atendimento (presencial) são: segunda, quarta e sexta-feira, das 15h às 17h. Agendamento pelo whatsapp: (96) 98114-9058
Sobre o projeto
O projeto é de autoria da Divisão de Educação Especial da Semed, criado em 2022. Inicialmente tendo como público-alvo as crianças regularmente matriculadas nas escolas municipais de Macapá, visando incentivar a prática esportiva das pessoas com deficiência física, visual e intelectual. Atualmente, o projeto expandiu para alcançar paratletas de todo o município.
Por Mary Paes