Foto: Netto Lacerda/GEA Pactuação aconteceu durante evento Desenvolve Norte
Amapá pactua estratégia nacional para impulsionar desenvolvimento na região de fronteira

Amapá pactua estratégia nacional para impulsionar desenvolvimento na região de fronteira

Governador Clécio Luís e ministro Waldez Góes assinaram nesta segunda, 20, o protocolo de intenções para o Plano Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira.


O Governo do Amapá e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIRD) pactuaram, nesta segunda-feira, 20, uma parceria para ampliar as políticas públicas e gerar mais oportunidades aos municípios localizados na região de fronteira entre Brasil e França.

O governador, Clécio Luís, e o ministro do MIDR, Waldez Góes, assinaram o protocolo de intenções que possibilita a elaboração do Plano Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira durante o Fórum Desenvolve Norte, do MIDR.

Trazer o Ministério aqui para reunir com todos nós é importante porque quem mora no estado e nos municípios é quem sabe das necessidades locais. Essa é uma agenda que já inicia com planejamento a longo e médio prazo, e é fundamental essa partida de um programa federal no Amapá. Que possamos aproveitar essa oportunidade!”, pontuou Clécio Luís.

A estratégia vai servir como base para mapear ações inovadoras, em áreas como o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança pública, infraestrutura e o desenvolvimento sustentável, entre outros.

Waldez Góes detalhou que o MIRD está pactuando o Plano em todos estados que estão na linha de fronteira.

"Então, nós vamos implementar o plano do Amapá até o Rio Grande do Sul, por isso estamos assinando o primeiro compromisso com o estado do Amapá. E esse é um assunto que nós temos debatido muito com o governador Clécio e o senador Davi Alcolumbre", disse Góes.

O vice-governador, Antônio Teles Júnior, também esteve presente na agenda.

Desenvolve Norte
Com o objetivo de incentivar o planejamento de ações de integração e desenvolvimento regional, o Fórum acontece em diferentes estados ao longo do ano de 2023.

 

Por: Worchiely Costa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos