Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Máquina de extração de polpa de açaí movida a energia solar é patenteada no Amapá

Máquina de extração de polpa de açaí movida a energia solar é patenteada no Amapá

Invenção de professores e alunas da Universidade Federal do Amapá traz avanços no campo da ciência, tecnologia e inovação do estado.


Uma máquina que usa energia solar para extrair polpa de açaí foi patenteada no estado do Amapá, no Brasil, como uma invenção original na área de ciência, tecnologia e inovação. O dispositivo foi desenvolvido pelo professor Alaan Ubaiara Brito e pelas alunas Allana Trajano Feijão e Anita Maria das Graças Almeida, do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Amapá. A máquina foi projetada para operar com energia solar, sem o uso de baterias, o que a torna mais acessível e durável que as batedeiras tradicionais.

O dispositivo foi concebido em 2016, quando a equipe percebeu a dificuldade energética enfrentada pelas comunidades rurais do Amapá que trabalham com a produção de açaí. A ideia era criar uma batedeira movida exclusivamente por energia renovável, resultando na despolpadeira fotovoltaica de açaí. O dispositivo conta com um sistema acoplado a um gerador solar fotovoltaico, regulado por meio de um conversor de frequência.

A concessão da patente foi vista como um avanço significativo para o conhecimento científico do Amapá, representando o processo de desenvolvimento da região. Segundo a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), a patente também é um reconhecimento da maturidade científica, de pesquisa e das instituições envolvidas na inovação.

A patente expedida para a despolpadeira fotovoltaica de açaí proíbe terceiros de produzir, colocar à venda, usar ou importar a invenção sem a permissão dos inventores legalmente reconhecidos. A conquista foi vista como um feito histórico no campo da ciência, tecnologia e inovação do Amapá e deixou a equipe responsável pelo projeto orgulhosa e satisfeita.

 

Com informações de Kelison Neves/GEA


Veja fotos






O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos