MP-AP publica resultados do Projeto Estratégico de Indicadores Sociais do Estado do Amapá

MP-AP publica resultados do Projeto Estratégico de Indicadores Sociais do Estado do Amapá



O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) disponibiliza para uso interno e da sociedade, o Painel de Indicadores Sociais com informações sobre aspectos sociais das áreas de saúde, infância e adolescência, tributação, meio ambiente e moralidade administrativa. Os dados constituem os resultados do projeto estratégico “Indicadores Sociais no Estado do Amapá”, de iniciativa da Coordenação Geral dos Centros de Apoio Operacional do MP-AP. O projeto foi gerenciado pela procuradora de justiça Judith Teles, e liderado pelo assessor executivo Mardem Filho, com o suporte técnico de assessores dos Centros de Apoio Operacional (CAO).

A iniciativa inovadora teve como finalidade aprimorar o processo de monitoramento das políticas públicas no Estado do Amapá, e foi construído com a ferramenta de Business Intelligence (BI) locker studio da Google usando o método de data driven analytics (gestão orientada por dados, ou seja, aquela que toma todas as decisões baseadas em informações concretas e analisadas). O documento é uma importante fonte de pesquisa para o processo de planejamento e assessoramento dos membros do MP-AP, reconhecendo avanços, mas principalmente, atuando na indução de políticas públicas e de ações que resultem em melhorias dos indicadores apresentados.

O objetivo do projeto é analisar e apresentar um recorte dos principais indicadores sociais nas áreas correlacionadas de atuação do MP-AP, mais especificamente a atuação de 5 dos 10 Centros de Apoio Operacional, a fim de nortear o processo de planejamento de ações a médio e longo prazo, assim como de assessoramento técnico às Promotorias de Justiça das comarcas do Estado nas tomadas de decisão que visem fiscalizar e implementar políticas públicas no Estado do Amapá.

Para a construção do painel foram selecionados mais de 18 indicadores sociais de cinco áreas de atuação dos Centros de Apoio Operacional (CAO), da Saúde (CAO-Saúde), Infância e Adolescência (CAO-IJ), Tributação (CAO-Tributário), Meio Ambiente (CAO-AMB) e Moralidade Administrativa (CAO-Moralidade). Os dados utilizados são de diversas instituições, de onde foram extraídas informações estratégicas para aprimorar a atuação do MP-AP. O foco desse trabalho estava nos dados reais da sociedade amapaense.

O projeto de dados estratégicos construiu um Business Intelligence (BI) contendo painéis com as principais informações sobre as áreas sociais abordadas no estudo, servindo como base para a elaboração de aproximadamente 20% das ações estratégicas do Plano Geral de Atuação do MP-AP para o biênio de 2024-2025. Segundo a procuradora Judith Teles, a análise dos dados sociais do Estado e o uso de ferramentas de modelagem e visualização proporcionaram uma perspectiva mais direcionada, permitindo identificar cenários antes imperceptíveis e concentrar esforços na busca por resultados mais precisos em benefício da sociedade. 

O Projeto Estratégico teve duração de três meses, desde a concepção inicial até a sua finalização, em 10 de maio. Sua execução contou com uma equipe multidisciplinar composta por unidades do MP-AP. Os produtos resultantes desse trabalho podem ser acessados no Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por meio dos seguintes links: https://bancodeprojetos.cnmp.mp.br/Detalhe?idProjeto=3949 / https://lookerstudio.google.com/reporting/a01e2153-0f75-4697-941a-f2d0fa2a66f3

A equipe de apoio técnica foi composta pelos servidores Cibeli Nery da Silva (CAO Tributário); Isabela Lucien Bezerra (CAO do Meio Ambiente); Suziane Negrão Santiago (CAO da Saúde); Vânia Rodrigues Monteiro (CAO da Moralidade Administrativa); e do CAO Infância e Juventude: Ana Caroline Sena Chagas, Fábio do Socorro Dias Brito e Rafael França Silva.

 

Por Mariléia Maciel/ MP-AP




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos