53ª Expofeira: combate à malária ganha reforço com veículos e equipamentos entregues pelo Governo do Estado
Foram repassadas 46 microscópios, 52 nobreaks, 13 computadores e oito lupas, além das motocicletas para os municípios.
O trabalho de combate à malária foi reforçado no Amapá. O Governo do Estado entregou durante a programação da 53ª Expofeira motocicletas e equipamentos fundamentais para intensificar as ações de combate à doença para os 16 municípios.
Foram repassadas 46 microscópios, 52 nobreaks, 13 computadores e oito lupas, além das motocicletas, que vão garantir a ampliação da capacidade de vigilância e o atendimento em áreas remotas e de difícil acesso.
Motocicletas ajudarão na locomoção das equipes em áreas de difícil acessoFoto: Aog Rocha/GEAFoto: Aog Rocha/GEADe acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Cássio Peterka, os municípios também ganham reforço para o trabalho de diagnóstico precoce e tratamento dos focos de malária.
"O que nós estamos fazendo hoje é uma atividade específica, não um programa de saúde generalizado. É voltado para o combate a malária", disse o superintendente.
Superintendente da SVS, Cássio PeterkaFoto: Aog Rocha/GEA
O evento contou com a presença do deputado federal, Dorinaldo Malafaia, que tem como bandeira de luta no mandato, a eliminação da malária no Brasil.
“Nós estamos lançando hoje, a partir de um esforço com o Governo do Amapá junto ao Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, a Frente Parlamentar pela Eliminação da Malária, no Congresso Nacional, para que o estado seja o primeiro da região norte a eliminar a doença”, enfatizou Malafaia.
Deputado federal, Dorinaldo MalafaiaFoto: Aog Rocha/GEA
Os equipamentos foram adquiridos por meio do Ministério da Saúde. Santana, recebeu 4 microscópios, 4 nobreaks, 1 moto. A coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Tânia Costa, ressaltou que o material vai garantir a celeridade da eliminação da malária.
“Só temos a agradecer o Governo do Estado por esse empenho e dedicação em fortalecer os municípios no combate a malária. Santana tem focado neste trabalho e tão logo não teremos mais registros", disse Tania.
Coordenadora de Vigilância em Saúde de Santana, Tânia CostaFoto: Mônica Silva/GEA
Tartarugalzinho recebeu 3 microscópios, 4 nobreaks, 1 moto, 1 computador e 1 lupa. A secretaria de Saúde do município mencionou os problemas de acesso às áreas rurais e o veículo recebido vai ajudar no trabalho.
“Essa parceria, trabalho conjunto com o Governo do Amapá, chega em boa hora para o nosso município. Já até fizemos um plano de trabalho já que temos agora esse reforço", ressaltou Lilia Abreu, secretaria de Saúde de Tartarugalzinho.Lilia Abreu, secretária de Saúde de TartarugalzinhoFoto: Aog Rocha/GEAEla voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.