"Fomos muito bem atendidas", diz mãe de adolescente acolhida por equipe médica durante a 53ª Expofeira do Amapá
A expositora, Dalva Silva, levou a filha Sabrina, de 16 anos, para ser consultada em um dos postos de saúde após sentir febre.
Para garantir que a população tenha assistência à saúde, na 53ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado montou dois postos fixos que garantem até 8 de setembro, atendimentos de urgência e emergência, em casos de necessidade. A Secretaria de Saúde (Sesa) também oferece estrutura de transporte com duas ambulâncias do Samu aos visitantes.
A expositora, Dalva Silva, levou a filha Sabrina, de 16 anos, para ser atendida após notar que a menina estava febril.
“Passamos horas visitando a 53ª Expofeira, quando anoiteceu, ainda estávamos numa das programações e percebi que minha filha estava febril e se queixando de dor de cabeça, como soube que tinha posto de saúde 53ª Expofeira, a levei para ser examinada. Fomos muito bem atendidas”, explicou Dalva.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos estão à disposição para atender os visitantes da 53ª Expofeira, a maior feira de negócios do Amapá.
Segundo o coordenador das Unidades Descentralizadas de Saúde, Diego Gama, os dois postos fixos estão equipados com poltronas para que os pacientes recebam medicamentos e fiquem em observação, além de maca para pequenos procedimentos e medicações como analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e demais remédios para uso em urgência e emergência.
Diego Gama, coordenador das unidades descentralizadas de saúdeFoto: Jamile Moreira/Sesa
“O posto da Sesa de Pronto Atendimento em Saúde tem o objetivo de prestar assistência à população que vem até a 53ª Expofeira. O atendimento das 17h até às 5h da manhã. No posto é possível passar pelo serviço de triagem de enfermagem, acolhimento, assistência médica e farmacêutica, isso envolve 24 profissionais”, disse Gama.
Além dos postos fixos, o Governo do Amapá também oferta atendimento móvel com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o transporte de pacientes que necessitarem de atendimento especializado ou de maior complexidade.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores também foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Por Jamile Moreira