Governo do Estado inicia campanha de cuidados com a saúde mental durante a 53ª Expofeira
"Setembro Amarelo" reforça ações de combate ao suicídio e amplia o debate sobre cuidados psicológicos.
O Governo do Estado iniciou neste domingo, 1º de setembro, durante a 53ª Expofeira do Amapá, a campanha nacional de valorização à vida, o Setembro Amarelo, que trabalha nas ações de combate ao suicídio e o reforço dos cuidados com a saúde mental.
Para dar visibilidade ao tema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu técnicos da rede estadual de atenção à saúde para dar orientações e conversar sobre a importância dos cuidados psicológicos, aproveitando o alto fluxo de pessoas que passam pelo Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
"É um trabalho que desenvolvemos durante todo o ano, mas que reforçamos neste mês em específico, ampliando as ações em toda a rede de assistência psicossocial. Nós buscamos espaços em que podemos alcançar muitas pessoas e orientar sobre as cuidados necessários", afirma Marlúcia Milhomem, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Amapá.
Marlúcia Milhomem, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do AmapáFoto: Paolla Gualberto/Sesa
Entre as ações realizadas durante o evento, está a conversa ativa com famílias, com o objetivo de promover um método de conscientização coletiva e pautar o tema da saúde mental em casa, sem tabus.
A ação na 53ª Expofeira no domingo, contou com a presença de profissionais da saúde mental de diversos municípios, como a Arizan Da Silva, gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) de Oiapoque.
"É muito gratificante estar aqui, ajudando em um assunto tão importante para todos nós profissionais da área. É preciso cada vez mais estarmos unidos, ajudando o máximo de pessoas que conseguirmos", ressalta Arizan.
Por Paolla Gualberto