Foto: Jamile Moreira/Sesa
Durante mês de outubro, Governo do Amapá oferta exames de mamografia em livre demanda no Hcal

Durante mês de outubro, Governo do Amapá oferta exames de mamografia em livre demanda no Hcal

Agendas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para mulheres de 40 a 69 anos.


No mês nacional de mobilização para a prevenção do câncer de mama, o Governo do Amapá está ofertando diariamente, em livre demanda, exames de mamografia no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) para mulheres de 40 a 69 anos. As agendas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o máximo de 20 por dia, e os resultados impressos são disponibilizados em até 48 horas úteis após a realização do procedimento.

Durante outubro, as mulheres que se enquadram nos requisitos podem agendar os exames de mamografia na sala 1 do Bloco D de Imaginologia do Hcal. Para participar, é necessário apresentar a Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC) original, cópia do RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, além de dois números de telefones válidos para contato.

Para as pacientes que já realizaram mamografia anteriormente ou que estão em tratamento de doenças relacionadas, é necessário levar exames anteriores para uma correlação radiológica adequada e resultados mais específicos. Confira alguns:

  • Mamografia;
  • Core ou punções biópsias;
  • Ultrassonografia;
  • Ressonância magnética das mamas.

Exame faz a detecção precoce de lesões na mamaExame faz a detecção precoce de lesões na mama - Foto: Paolla Gualberto/Sesa

Saúde das servidoras 

Este ano, a campanha também alcança as servidoras da saúde, que terão as sextas-feiras disponíveis para a realização do exame. A ação visa fazer com que as profissionais busquem o bem-estar e o cuidado pessoal.

“Nós, profissionais da saúde, priorizamos o cuidado ao próximo, a atenção aos nossos pacientes, e por vezes, esquecemos de cuidar da nossa própria saúde. Então, esse ano, estamos destinando um dia da semana para que as servidoras possam realizar o exame, e assim, manter o amor próprio”, enfatizou responsável técnica pela Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rosa Muniz.

Por Jamile Moreira




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos