"Me fez recordar a minha infância", diz autônoma sobre nova Praça Cívica de Santana
A nova Praça Cívica Francisco Nobre foi entregue nesta sexta-feira, 27, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, como o governador do estado, Clécio Luis, e o senador Randolfe Rodrigues. O evento teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amapá e do município, conduzido pelo senador Randolfe, o governador Clécio e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Anderson Almeida, respectivamente.
O espaço ficou lotado de pessoas que foram prestigiar o evento e conhecer de perto as novidades do novo logradouro, que agora conta com uma concha acústica para eventos culturais, oito lanchonetes, dois playgrounds, um trenzinho para as crianças, um chafariz e um memorial em homenagem a ilustres santanenses, alguns já falecidos.
A autônoma Leda Maria Rodrigues Silva aprovou os novos espaços para as crianças, como o trenzinho. “Está muito linda essa nova praça. Me fez recordar a minha infância, quando estudei na Escola Amazonas e vinha pra cá brincar no trenzinho que tinha na antiga praça”, relembrou.
Para o motorista de aplicativo Felipe Santos, o logradouro é mais uma opção de lazer e diversão na cidade. “Gostei muito desse novo espaço. Agora temos mais um local para trazer as crianças para brincar, para nos divertirmos e encontrarmos amigos”, destacou.
Para a família do senhor Francisco Nobre, que dá nome à praça, a revitalização do espaço simboliza a valorização do legado de um cidadão que muito contribuiu para o município. “Meu avô foi o primeiro agente distrital de Santana. A revitalização significa a renovação física e a preservação de um patrimônio cultural que vai inspirar e conectar pessoas com a história da nossa cidade. A criação desse memorial é um novo marco que trará à luz não somente o nome do meu avô, mas também de muitos santanenses, como meu tio Redimilson Nobre, que foi vereador, secretário de Educação e vice-prefeito”, destacou Regina Nobre, neta de Francisco Nobre.
Representando o município, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Anderson Almeida, destacou as melhorias realizadas no local, com especial ênfase no memorial da cultura santanense. “Estamos entregando uma nova praça, totalmente revitalizada, bem iluminada, com espaços para o lazer das crianças, lanchonetes, palco para apresentações culturais, chafariz e um memorial que conta muito sobre a história do nosso município. Não estamos homenageando apenas aqueles que já partiram, mas também aqueles que continuam entre nós, contribuindo com a história e o desenvolvimento de Santana. Agradeço ao senador Randolfe Rodrigues pelo recurso destinado à reforma desta praça e peço a todos que preservemos este espaço, que é de todos nós, santanenses”, ressaltou o secretário.
Autor da emenda para a reforma, Randolfe Rodrigues destacou que a nova Francisco Nobre conecta com a história de Santana e que isso tem grande significado para todas as gerações. “Esta praça se concecta à história da cidade. Temos, por exemplo, a Igreja Assembleia de Deus, que celebrará seu jubileu de diamante em novembro e que acompanhou toda a trajetória desta praça, desde sua inauguração, em 1978, pelo então prefeito de Macapá, Cleiton Figueiredo. Esta praça faz parte da história dos santanenses, e hoje estamos felizes por poder participar deste momento, entregando um espaço revitalizado que agora homenageia inúmeros santanenses por meio deste memorial”, frisou o senador.
Por Ailton Leite