Foto: Israel Cardoso/GEA
Governo e Tjap impulsionam projeto

Governo e Tjap impulsionam projeto "Música na Comunidade", nos Residenciais Macapaba e Miracema

Mais de 70 instrumentos musicais novos foram recebidos da instituição jurídica nesta segunda-feira, 3, em Macapá.


O Governo do Amapá e o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) realizaram uma parceria para fortalecer o desenvolvimento das atividades do projeto "Música na Comunidade", que acontece nos residenciais Macapaba e Miracema. Nesta segunda-feira, 3, mais de 70 instrumentos musicais novos foram recebidos da instituição jurídica em uma cerimônia que aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante a atividade, foram entregues instrumentos como saxofones, flautas e contrabaixo, que vão permitir não só a continuidade, mas também o aperfeiçoamento das práticas que vêm sendo desenvolvidas nos locais. Ao todo, serão contempladas 139 crianças.

Coordenado pela SSecretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o objetivo do projeto é promover a cidadania e a integração com a comunidade através da música, permitindo uma atuação ampla da segurança pública por meio de medidas preventivas.

“Entendemos que não adianta atuar apenas na parte repressiva, mas também é necessário prevenir, e os projetos sociais possibilitam isso. Com ações inclusivas, mostramos para as crianças oportunidades para serem bons cidadãos”, ressaltou o secretário Adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso.

A ação é resultado de uma articulação da Coordenadoria de Segurança Comunitária, setor atrelado à Sejusp, responsável pela implementação de políticas públicas voltadas à comunidade amapaense.

“Quando nós atuamos subtraindo o fator ociosidade, tirando essas crianças das ruas e acreditamos que vamos colher bons frutos nas gerações futuras. Os projetos sociais não são apenas escolas de música e de iniciação esportiva, mas escolas de vida, que ensinam e trazem o melhor das pessoas”, frisou o gerente do Núcleo de Projetos Sociais da Sejusp, Bernardo Craveiro.

Dentro dos investimentos do Governo do Estado para o fortalecimento da Segurança Pública no Amapá, está a ativação e incentivo aos projetos sociais e isso tem sido feito com a ajuda de parceiros.

“O Tribunal de Justiça do Amapá está entregando o valor de R$ 143 mil, em forma de instrumentos, por meio do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude, para que continue a realização do projeto ‘Música na Comunidade’. Nós, enquanto órgão judicial, garantimos a efetivação e a implantação de políticas inclusivas, então, o Tjap se sente honrado em fazer parte desta cooperação com o Governo do Estado", detalhou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adão Carvalho.

 

Música na Comunidade

O projeto ‘Música na Comunidade’ iniciou em 2022, no habitacional Macapaba. De acordo com coordenador do projeto, Marivaldo Palheta, ele faz a comunidade interagir por meio da música, e o suporte técnico viabiliza seguir o planejamento das metas de ampliação das atividades.

"Esses instrumentos vieram na hora certa, pois o projeto está em expansão, buscando formar uma banda de música para atender a comunidade do Macapaba, iniciativa que começa a ser trabalhada de forma mais efetiva a partir de hoje”, destacou Palheta.

 

Por: Cristiane Nascimento


Veja fotos

Foto: Israel Cardoso/GEA

Foto: Israel Cardoso/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos