Feira Binacional promove Rodadas de Negócio em Oiapoque
Em formato inédito, a proposta nessa iniciativa é trabalhar rodadas internacionais entre o Amapá e a Guiana Francesa e nacional entre empresas de Macapá e Oiapoque.
A Rodada de Negócio Internacional entre empresários do Amapá e Guiana Francesa, ocorre na Feira Binacional de Oiapoque, na Sala de Conexão, em três momentos, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, e uma Rodada de Negócio Nacional, entre empresários de Macapá e Oiapoque, na sexta (2), às 17h.
Segundo a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae (UPPDT), Célia Cardoso, a rodada de negócio é uma estratégia que oferece um momento propício para negociações comerciais, estabelecimento de parcerias estratégicas e expansão de redes de contato.
“Em visita institucional à Guiana Francesa, identificamos diversas demandas que podem ser atendidas pelos empreendedores do nosso Estado e portanto, aplicamos a metodologia, pela primeira vez, criando um ambiente ideal para que os participantes pudessem fechar negócios, identificar novos fornecedores, exportar para novos mercados ou fazer networking com o objetivo de expandir suas operações comerciais”, informou a gerente Célia Cardoso.
Para o gestor de mercado no Sebrae, Rômulo Brasão, a primeira Rodada de Negócio Internacional, contempla empresas de comércio e indústria, por conta da alta demanda das empresas da Guiana Francesa nesses setores.
“Promovemos um dia específico para empresas de comércio e indústria guianenses, com empresas amapaenses, a exemplo, o Mercado Urbano que é distribuidor de bebidas e temperos; temos duas empresas produtoras de polpa de frutas, Vó Jacira e Amapá Polpas; empresa Colmeiamazon Agroindústria de Mel e também a Frambraz, que além dos produtos próprios que eles embalam, como o açúcar e o açaí, vieram trabalhar com a questão do desembaraço alfandegário e transporte, facilitando o processo de exportação do Amapá e a Guiana Francesa”, explicou Rômulo Brasão.
O diretor comercial da Délices Guyane, Bruno Lamote, disse que veio em busca de parcerias comerciais. “Estamos buscando distribuidores no Amapá para os nossos produtos, mas também para comprarmos polpas de frutas, farinha, por esses motivos estamos participando dessa rodada de negócios e estou satisfeito”, finalizou Bruno Lamote.
A Rodada de Negócios Internacional, desta quinta (1º), aconteceu a com diferentes setores de empresas voltadas para a área da construção civil, transporte e turismo, indústria de pescado, e uma negociação com uma indústria de cosméticos da Guiana Francesa que vai se conectar com um distribuidor de frutas in natura do Amapá.
A empresária de Oiapoque, Alessandra Macêdo, proprietária da Fish Way, no mercado há 12 anos, é genuinamente oiapoquense com mais de 50 funcionários. “Nosso objetivo na Feira Binacional de Oiapoque, é tentar transpor barreiras, fazer negócios e exportar para outros países, o nosso produto, que é o nosso pescado”, disse Alessandra Macêdo.
A representante da Empresa Strat’EMH, da Guiana Francesa, Camille Michel, destacou uma importante missão. “Aqui na Feira Binacional de Oiapoque estou com uma grande missão de identificar como desenvolver negócios entre o norte do Brasil, no Amapá e Guiana Francesa, para ter futuramente, ferramentas logísticas adaptadas para essa relação desses negócios e de cada lado da fronteira”, finalizou Camille Michel.
Empresas de Macapá, vão se conectar com empresas de Oiapoque, numa Rodada de Negócio Nacional, que oportuniza a comercialização de produtos da capital do Amapá e abastecer as empresas locais do município. São diversos segmentos, entre eles, gastronomia, construção civil para gerar negócios no Município de Oiapoque.
Por Denyse Quintas
De Oiapoque/AP