Ação destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em Macapá
Evento marcou o início da campanha Outubro Rosa, reforçando a importância do diagnóstico precoce e preventivo.
Em parceria com o Governo do Amapá, a Associação Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor (Apouva), realizou na terça-feira, 1º, uma ação que marcou o início da campanha Outubro Rosa, além de conscientizar sobre o combate ao câncer de mama.
O evento contou com a participação de pacientes, profissionais da saúde e especialistas para discutir sobre a importância do diagnóstico precoce e preventivo para o câncer. A responsável técnica estadual da Saúde da Mulher, Rosa Natália, ressaltou a importância do momento.
"Hoje, estamos promovendo o encorajamento de mulheres para a realização dos exames regulares, além da importância do autocuidado e do bem-estar feminino", relatou Rosa.
Responsável técnica estadual da Saúde da Mulher, Rosa Natália - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
O oncologista do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), John Luiz, destacou que cada vez mais há pessoas, em diferentes faixas etárias, que desenvolvem o câncer, e que a antecipação é fundamental.
"Com o diagnóstico precoce, realizado por exames como a mamografia, é possível realizar um tratamento menos agressivo e com maior potencial de cura", enfatizou Luiz.
Oncologista do Hcal, John Luiz - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
A integrante da Apouva, Josiane Dantas, afirmou que a integração entre as instituições é uma importante pactuação para o fortalecimento do combate ao câncer no Amapá.
"Nós temos esse dia como um marco, e a Apouva desenvolve um papel fundamental no apoio aos pacientes oncológicos, valorizando a vida e lutando para que todos os direitos sejam garantidos. Com essa parceria do Governo do Estado, podemos alcançar muito mais", pontuou Josiane.
Integrante da Apouva, Rosiane Dantas - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Outubro Rosa
No mês nacional de mobilização para a prevenção do câncer de mama, o Governo do Amapá está ofertando diariamente, em livre demanda, exames de mamografia no Hcal para mulheres de 40 a 69 anos. As agendas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o máximo de 20 por dia, e os resultados impressos são disponibilizados em até 48 horas úteis após a realização do procedimento.
Centro de Radioterapia do Amapá
O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu em setembro os equipamentos que integram a fase final de estruturação do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, na Zona Norte de Macapá.
Os equipamentos, enviados dos Estados Unidos, possibilitam que a unidade de saúde, com obras em 92% de conclusão e inauguração prevista para 2025, seja referência em tratamento do câncer na Região Norte, resultando na melhoria do acesso ao tratamento oncológico no Amapá.
Por Paolla Gualberto