Leilão do Detran Amapá: mais de 2 mil lances já foram feitos
As inscrições vão até o dia 7 e os lances podem ser feitos até segunda-feira, dia 8, às 9h.
O Governo do Amapá está promovendo um leilão de 150 lotes de motocicletas, que estão no pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). As inscrições podem ser feitas até o dia 7, no endereço eletrônico 1º Leilão Detran 2024 - Detran AP. Os lances podem ser feitos até às 9h de segunda-feira, dia 8, horário em que inicia o leilão, no site do leiloeiro.
Até o momento, mais de 2 mil pessoas já fizeram lances na primeira hasta pública, modalidade específica de leilão que ocorre no contexto de execução de dívidas.
As 150 motos que serão leiloadas estão na condição de recuperáveis para circulação. São veículos apreendidos e não reclamados pelos proprietários há mais de 60 dias. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos que estão nessa condição podem ir a leilão pelo órgão responsável.
Ao consultar o veículo que lhe interessa, o cidadão pode acompanhar os lances feitos por outras pessoas em tempo real. Na última semana, os interessados tiveram a oportunidade de averiguar a frota presencialmente.
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amapá, capitão Rorinaldo Gonçalves, o primeiro leilão de 2024 será seguido por outros no decorrer do ano. O gestor ressalta ainda, que a hasta pública é uma forma de esvaziar os pátios da instituição.
“O primeiro leilão desse ano é muito simbólico, pois também é o primeiro feito de forma on-line na história do Detran. A adesão da população a esse formato tem sido muito favorável. Essa é mais uma forma que o Detran oferece para a aquisição de um veículo com preço acessível à população”, destacou Gonçalves.
Atualmente, o Detran Amapá conta com mais de 9 mil veículos apreendidos. Desde o início da gestão do governador Clécio Luís, o Governo do Amapá promove oportunidades de regularização do contribuinte junto ao Departamento de Trânsito e à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Em 2023, a política do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), oportunizou a retirada de veículos do pátio, oferecendo até 100% de desconto nos juros e multas das dívidas, além da oportunidade de parcelamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas, como licenciamento anual, taxa de depósito, vistoria, liberação e guincho.
Em caso de dúvidas sobre o cadastro, o cidadão poderá entrar em contato através do número (96) 99147-1402.
Por: Vithória Barreto