Trabalhadores rurais da 53ª Expofeira do Amapá recebem atendimento odontológico de prevenção ao câncer de boca
Iniciativa faz parte do programa Mais Sorriso e busca alertar a população para a importância do diagnóstico precoce.
Mais de 20 trabalhadores rurais e empreendedores que desenvolvem atividades na 53ª Expofeira no Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, já receberam atendimentos odontológicos de prevenção contra o câncer de boca. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados e o diagnóstico precoce para a cura da doença.
A ação, que acontece durante a maior feira de negócios da Amazônia, integra o programa "Mais Sorriso" e conta com uma equipe formada por duas odontólogas e duas técnicas. O público-alvo são trabalhadores rurais e empreendedores, pessoas mais suscetíveis ao sol em função da jornada de trabalho.
Atendimento odontológico é ofertado para trabalhadores rurais e empreendedores da 53ª ExpofeiraFoto: Alexandra Flexa/GEAEstão sendo ofertados atendimentos clínicos de odontologia como limpeza, restauração, aplicação de flúor e raspagem. Além disso, os pacientes recebem kits de higiene bucal e protetor labial.
"Os serviços são realizados diariamente das 8h às 12h. Além da consulta, a comunidade é orientada sobre os cuidados com a saúde bucal. Nossa expectativa é atender cerca de 150 trabalhadores até o encerramento da 53ª Expofeira", informou Daniel de Moraes Lucas, coordenador de Saúde Bucal do Estado.
Coordenador de Saúde Bucal do Estado, Daniel de MoraesFoto: Alexandra Flexa/GEAA iniciativa conta com a parceria da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que cederam os dois ônibus de atendimento odontológico das instituições.
As avaliações são feitas pelo aplicativo "Tele-estomatologia Amapá", lançado pelo Governo do Estado em setembro de 2023, em cooperação com o Governo Federal e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A ação também conta com o apoio do senador Randolfe Rodrigues e do deputado estadual, Rodolfo Vales.
Prevenção
Alertar a população para a importância da prevenção e esclarecer os principais fatores de risco e os sinais de alerta faz com que a doença possa ser evitada. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de boca acomete mais homens acima dos 40 anos.
Após os atendimentos os pacientes recebem kit odontológico e protetor labialFoto: Alexandra Flexa/GEA
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Por Alexandra Flexa