Visitantes recebem orientações sobre veículos elétricos e participam de circuito na 53ª Expofeira do Amapá
Atividade promove a tecnologia da eletromobilidade, com ênfase na segurança no trânsito.
O público que está visitando a 53ª Expofeira, realizada pelo Governo do Estado, tem a oportunidade de percorrer um circuito experimental com veículos elétricos. A ação visa fomentar a inovação tecnológica e conscientizar os participantes sobre as leis de trânsito, orientados para aprender a conduzir transportes autopropelidos.
A pista é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e o Detran atua com a parte educativa, ministrando antes da atividade, uma palestra para informar os participantes. As orientações são feitas pela Escola Pública de Trânsito (EPT), que também é responsável por auxiliar os visitantes durante o percurso.
Diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Egídio PachecoFoto: Vithória Barreto/Detran
“O projeto piloto que conta com a parceria do Detran é um estímulo à diversificação da matriz energética do estado, oportunizando que as empresas que estão atuando nesse ramo possam fomentar seus negócios, por outro lado, a população adquiri conhecimento sobre esses veículos que estão disponíveis no mercado”, destacou o diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Egídio Pacheco.
A atividade tem recebido muitos visitantes, que querem ter a oportunidade de conduzir os patinetes e scooter elétricos do empreendimento Shineray, presente na 53ª Expofeira do Amapá. A recepcionista Nilciane Facundes, de 21 anos, foi uma das visitantes que completou o percurso.
Nilciane Facundes, foi uma das visitantes que completou o percursoFoto: Vithória Barreto/Detran
“Gostei muito, achei incrível. Vale a pena conhecer, pois os veículos elétricos nos ajudam a exercitar a capacidade de mobilidade de forma bem mais rápida. Com certeza voltarei para aproveitar mais um pouco dessa atividade tão divertida”, destacou Nilciane.
Veículos elétricos
Com o propósito de incentivar a inovação no Amapá, as bicicletas e patinetes fazem parte de um programa de eletromobilidade que permiti que os visitantes conheçam a tecnologia dos transportes, suas vantagens e funcionalidades. O projeto-piloto desenvolvido pela Agência Amapá utiliza veículos elétricos como fonte primária de energia, em vez de combustíveis fósseis, buscando o desenvolvimento ecológico e sustentável para o Estado.
Diretor-presidente do Detran-AP, capitão Rorinaldo Gonçalves.Foto: Vithória Barreo/dETRAN
“Nesta atividade, o Detran Amapá traz informação para todos os participantes que desejam praticar e futuramente obter um veículo elétrico. São transportes que não precisam de habilitação, mas o condutor deve sempre prezar pela atenção e respeito aos demais usuários da via”, ressaltou o diretor-presidente do Detran-AP, capitão Rorinaldo Gonçalves.
Para participar do circuito com as bicicletas e patinetes elétricos, é necessário que o visitante seja maior de 16 anos e participe da palestra promovida pela Escola Pública de Trânsito.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Por Vithória Barreto