MP-AP participa da abertura oficial da campanha Outubro Rosa no Hospital do Amor
A promotora de justiça de Defesa da Saúde Pública, Fábia Nilci, esteve presente na abertura oficial da campanha Outubro Rosa no Hospital do Amor, na última quarta-feira (2), na Zona Norte de Macapá. O evento marcou o início das ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama no Amapá, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde da mulher.
Durante a abertura, a diretora do Hospital do Amor, Rafaela Oliveira, destacou o papel fundamental da instituição no rastreamento do câncer de mama. Ela aproveitou a ocasião para anunciar a intensificação dos serviços durante o mês de outubro, aproveitando a campanha para alcançar mais mulheres e sensibilizá-las sobre a necessidade de exames preventivos. Rafaela relatou histórias impactantes de pacientes que por mais de 20 anos não realizavam exames de prevenção, e reforçou que o atendimento é totalmente gratuito para mulheres entre 40 e 69 anos, mediante agendamento. “Este mês é dedicado ao cuidado com aquelas que mais cuidam, as mulheres, que muitas vezes acabam negligenciando a própria saúde”, afirmou.
O médico mastologista, Emilio Pacheco, apresentou um panorama sobre o câncer de mama no estado. Ele mencionou que o Amapá registra cerca de 70 novos casos anuais e ressaltou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. “É essencial que as mulheres façam o exame de mama uma vez ao ano após os 40 anos. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura”.
A promotora de justiça Fábia Nilci falou sobre a importância da mulher conhecer o próprio corpo e realizar o autoexame, além de procurar regularmente o serviço de saúde para exames preventivos. Destacou o papel do Ministério Público na fiscalização das políticas públicas de saúde e anunciou que o Estado do Amapá está próximo de inaugurar um centro de radioterapia, marco importante para o tratamento oncológico na região.
“Este mês de outubro é dedicado a conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer seu corpo, realizar o autoexame e também de fazer exame de mama e o preventivo uma vez por ano. O Ministério Público, por meio da Promotoria da Saúde, tem atuado de forma incisiva na fiscalização das políticas públicas de saúde. Graças a esse trabalho, o estado do Amapá está próximo de ter um centro de radioterapia, um avanço significativo para o tratamento oncológico”, destacou.
O momento mais emocionante da cerimônia foi o depoimento de Lilian Mira, paciente do Hospital do Amor, que tocou o sino da cura, simbolizando sua vitória contra o câncer. A história dela comoveu a todos e reforçou a importância do diagnóstico precoce e do suporte durante o tratamento.
Combate à violência obstétrica e ações futuras
Ao final do evento, Fábia Nilci entregou cartilhas de combate à violência obstétrica à diretora Rafaela Oliveira. A publicação é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Cidadania do MP-AP, em parceria com o Hospital Maternidade Mãe Luzia, com o objetivo de orientar as mulheres sobre seus direitos e garantir um atendimento digno e humanizado durante a gestação e o parto.
Por Paulo Pennafort
*com informações do CAO-Cid