Governo do Amapá emite documentos e realiza projetos agrícolas para mais de 120 produtores rurais, no Bailique

Governo do Amapá emite documentos e realiza projetos agrícolas para mais de 120 produtores rurais, no Bailique

‘Caravana Rural’ busca levar atendimentos administrativos a residentes de localidades distantes.


O Governo do Amapá realizou, no período de 28 a 31 de maio, no arquipélago do Bailique, a primeira ação direta da “Caravana Rural”. A ação busca levar atendimentos administrativos aos produtores rurais que residem em localidades distantes. Nesta primeira edição, foram atendidos 126 agricultores familiares de dez comunidades, com a emissão de documentos e projetos agrícolas.

Os serviços são coordenados pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Nesta semana, uma nova equipe foi deslocada para o Bailique para seguir com atendimentos, palestras, elaboração prévia de projetos e emissões do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar.

“Nesta nossa primeira ação, tivemos um resultado positivo e chegamos em diversos locais que a assistência não chega, devido ao acesso. Em quatro dias, conseguimos alcançar produtores que não sabiam da possibilidade de acessar recursos de programas públicos e privados. A Caravana esclarece e de leva assistência ao produtor rural, onde ele estiver”, destacou o gerente de Crédito Rural do Rurap, Lucélio Mota.

Durante as atividades de assistência do projeto, também foram realizados pela equipe o levantamento prévio de seis projetos, no segmento de manejo de açaízais, que poderá ser atendido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os projetos, ainda em fase de avaliação, somam um fomento de cerca de R$ 240 mil.  

Programa de Aquisição de Alimentos

Na ação no Bailique, a equipe do Rurap também realizou a 4ª feira do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), cujo os valores nas compras de produtos somaram mais de R$ 50 mil. Seis toneladas de alimentos foram adquiridos e repassados para 14 entidades sociais e escolas da região. Ao todo, 29 comerciantes ofertaram 20 produtos, como peixe, frutas e hortaliças.

 

Por: Weverton Façanha




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos