Caravana Empresarial conecta empreendedores do setor de alimentos com produtores da Colônia Agrícola do Matapi

Caravana Empresarial conecta empreendedores do setor de alimentos com produtores da Colônia Agrícola do Matapi

A metodologia do Sebrae, conecta os elos da cadeia alimentar, tanto da agricultura familiar, que produz frutas, hortaliças, criadores de animais, quanto dos empreendedores da alimentação fora do lar que são as panificadoras, restaurantes e lanchonetes.


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realizou a Caravana Empresarial, na Colônia do Matapi, no Município de Porto Grande/AP, na segunda (2), das 7h30 às 17h. Empresários de panificadoras, restaurantes e lanchonetes, conheceram o Sítio Retiro Fé em Deus, que produz suínos, aves, pescado e frutas; o Sítio Boi Não Berra, que produz abacaxi e mandioca; e a Agroindústria Polpas do Sítio.

Para a gerente do agronegócio e indústria do Sebrae, Larissa Queiroz, a ideia é que eles se conheçam e consigam firmar parcerias comerciais, porque um dos grandes desafios dos clientes do Sebrae, na agricultura familiar, é ter esse contato com a outra ponta, é ter esse contato com o cliente da alimentação fora do lar. Essa expectativa inicia em Porto Grande, na Colônia Agrícola do Matapi, na Linha C, com a equipe do Sebrae integrando o agronegócio, a área do mercado, e do comércio e serviço, que acompanharam um grupo de empresários para aplicar a metodologia da Caravana Empresarial, intitulada, Do Campo à Mesa.

“Continuaremos nos dias 5 e 10 de setembro, no Inajá, na Região de Itaubal, onde vamos levar os empresários para conhecer as áreas de produção orgânica. A única produção orgânica certificada de fato pelas organizações de controle social. Em Itaubal do Piririm, também vamos levá-los para a indústria de farinha de mandioca que é uma das primeiras agroindústrias certificadas da agricultura familiar. Nesse momento, os levaremos para conhecer toda a parte da produção orgânica da região; e finalizaremos, no dia 10, no entorno de Macapá, levando-os para conhecer uma granja que trabalha com suínos e aves e na área da Fazendinha, numa propriedade que já trabalha com agroecológicos e também com a produção orgânica”, explicou a gerente, Larissa Queiroz.

 

Abacaxi

O produtor rural, Suel Diniz, que está com uma produção de aproximadamente 80 mil pés de abacaxi plantada, destacou a referência que o fruto tem no estado e a expectativa de finalizar o processo de Identificação Geográfica (IG), que é o reconhecimento do produto pelo território onde se planta o Abacaxi de Porto Grande, reforçou que já deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e estão aguardando o resultado.

“Estamos recebendo um grupo de empresários que o Sebrae trouxe para fazermos uma parceria de venda de produto. Nós plantamos abacaxi, melancia, macaxeira, laranja, muito pepino e a gente está aqui para ver se a gente melhora a situação econômica, não só a nossa, mas também dos nossos compradores”, disse o produtor Suel Diniz.

 

Lanchonete

A empresária Dayanne Ferreira, da Fruittmix em Macapá, relata que participar desse projeto foi muito importante para estreitar os laços com a agricultura familiar com os pequenos agricultores. “É da nossa terra, realmente para que nós possamos levar para nossa loja aquilo que realmente é nosso, com toda a qualidade da nossa agricultura familiar. A fruittmix trabalha com salada de frutas, com iogurte artesanais, e todos os dias temos diversas opções de frutas e iogurtes artesanais à escolha do cliente”, enfatiza Daynne Ferreira.

 

Panificadora

Para a empresária Alice Caxias, da Panificadora Nossa Senhora de Fátima, Senhora de é muito gratificante sair da cidade e chegar nas propriedades rurais, com esse Projeto do Sebrae Do Campo à Mesa.

“Acho um dos melhores projetos, até porque fomenta para o agricultor. Conheci esse projeto no Sebrae e hoje já sou cliente deles, desde 2016. Venho periodicamente, e estão na luta se reinventando, aumentando a produção, com qualificação, e a gente como empresários, temos que olhar o nosso pequeno agricultor que já apresenta garantia de que é um produto saudável para mim e para os meus clientes”, declarou a empresária Alice Caxias.

 

Restaurante

O empresário Andreo Bastos, do Restaurante Amazonas Peixaria, afirmou que é muito importante conhecer toda a cadeia produtiva, desde o campo, a produção, o cultivo, a forma que a agricultura familiar cuida da qualidade e os produtos que utiliza, pois impacta na qualidade do produto que será entregue aos clientes.

“O Sebrae incentiva e busca sempre essas inovações de estar conectando cada vez mais os nossos produtores rurais e o empreendedor para mostrar como funciona a cadeia produtiva no nosso estado, até chegar nos nossos empreendimentos, para reproduzir e servir a mesa do nosso cliente. São guerreiros em não desistir do campo”, finaliza o empresário Andreo Bastos.

 

Convidados

Participaram da Caravana Empresarial na Colônia Agrícola do Matapi em Porto Grande/AP, os empresários Andreo Bastos Restaurante Amazonas Peixaria); Dayanne Ferreira (Fruittmix); Manoel Tiago (Garagem Foodbeer); Vanessa Nóbrega e Melissa Jordana (Kings Chefe); João Daniel (Pretzel's Café); Keila Barbosa (Keila Biomassas); Rodrigo da Silva e Rosivete Lopes (Lamaru Restaurante); e Alice Caxias (Panificadora Nossa Senhora de Fátima).

 

Coordenação

A Caravana Empresarial é coordenada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; e conta com a parceria da analista da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae (UAC-CS), Tatiane Negrão; e com o analista da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae (Unic), Rômulo Brasão.

 

Programação

Data: 2.9.2024 – Segunda-Feira 
Caravana Empresarial 
Local: Colônia Agrícola do Matapi – Município de Porto Grande/AP
Em propriedades de produção de frutas e em agroindústria de polpas, devidamente registrada

Data: 5.9.2024 – Quinta-Feira
Caravana Empresarial
Local: Município de Itaubal do Piririm/AP
Empresários conhecerão as propriedades de orgânicos e em agroindústria de farinha, também registada

Data: 10.9.2024 – Terça-Feira
Caravana Empresarial
Local: Município de Macapá
Propriedades de produção agroecológica, uma granja (com Selo de inspeção municipal) e empresa de piscicultura.

Por Denyse Quintas


Veja fotos











O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos