Sebrae reúne secretários para adesão no Programa de Educação Empreendedora
O programa é desenvolvido nos municípios desde 2012, e já capacitou 7.495 professores e 109.166 estudantes.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), recebeu os secretários dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Pracuúba, Porto Grande e Calçoene, para assinatura dos contratos de adesão ao Programa de Educação Empreendedora. O objetivo é implementar as soluções educacionais Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Despertar, pertencentes ao portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), no currículo escolar, em parceria com as secretarias de educação, por meio das quais, este ano serão atendidos 4.702 estudantes do ensino fundamental. A assinatura aconteceu na sede da instituição, na ocasião do Seminário de Educação Empreendedora, na terça, 27 de agosto, às 20h.
Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, a instituição entende que a Educação Empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um país e, consequentemente, do mundo do conhecimento e do trabalho.
“O Sebrae tem contribuído cada vez mais com os estados e com os municípios no apoio a implementação de currículos e desenvolvendo conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que diz respeito à educação empreendedora, sendo um marco que oportuniza a vivência do empreendedorismo na Educação”, disse a diretora, Suelem Amoras.
Iniciativa
Para o Sebrae, a Educação Empreendedora é uma abordagem educacional com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, visando ao exercício da cidadania e ao protagonismo no mundo do trabalho, para a transformação sustentável das realidades brasileiras.
Desde 2013, o Sebrae desenvolve a Educação Empreendedora, realizando iniciativas que promovem a cultura do empreender para a vida junto a estudantes e profissionais de ensino dos diferentes níveis da educação formal – Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, além da Educação de Jovens e Adultos.
Para a gestora estadual de educação empreendedora no Sebrae, Marília Correia, com essa estratégia, todo o ecossistema de educação e cultura empreendedora se fortalece. “Promover a educação, a cultura empreendedora e a disseminação de conhecimento sobre o empreendedorismo, em consonância com as políticas nacionais de desenvolvimento é o DNA do Sebrae, e é uma felicidade renovar a parceria com as secretarias de educação para mais 2 anos”, destaca a gestora, Marília Correia.
Educação
A abordagem de aprendizagem que favorece o desenvolvimento das competências empreendedoras dos gestores, pedagogos, professores e estudantes, e possibilita identificar oportunidades, valorizar ideias, agir com criatividade, desenvolver autoconhecimento e resiliência, mobilizar recursos e pessoas, planejar e gerir projetos, no âmbito pessoal ou profissional, trabalhar em equipe e aprender com a experiência.
Memória
No estado do Amapá, a Educação Empreendedora iniciou com a aplicação da solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em 2012, para a rede municipal de ensino de Mazagão; e a partir de 2014, foram implementados em Macapá (rede municipal e estadual), Oiapoque (rede municipal e estadual), Pracuúba (rede municipal), Amapá (rede municipal e estadual), Porto Grande (rede municipal e estadual), Pedra Branca do Amapari (rede municipal), Tartarugalzinho (rede municipal e estadual), Laranjal do Jari (rede municipal) e Calçoene (rede municipal).
Coordenação
A assinatura dos contratos de adesão ao Programa de Educação Empreendedora foi coordenada pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Maikon Richardson; e pela gestora estadual de Educação Empreendedora, Marília Correia.
Por Brenda Pires