Pesquisa investigará dados educacionais de grupos sociais do AP
Investigação envolve quatro programas de pós-graduação da Unifap. Lançamento da iniciativa ocorreu na última segunda-feira, 3.
Na última segunda-feira, 3, ocorreu, no auditório do Departamento de Ciências Exatas (Dcet) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o lançamento da pesquisa “Educação na Amazônia amapaense: pós-graduação, formação humana e inserção social”. A investigação é uma iniciativa conjunta de quatro programas de pós-graduação: Educação (PPGEd), Geografia (PPGeo), História (PPGH) e Letras (PPGLet).
A pesquisa realizará o levantamento de dados educacionais referentes aos povos originários, populações tradicionais e grupos em vulnerabilidade no estado do Amapá, possibilitando a produção de conhecimento que permita a intervenção pública, visando seu melhor atendimento. Além disso, desenvolverá ações que ampliem o acesso destes grupos sociais nos programas de pós-graduação envolvidos, estabelecendo estratégias como processos seletivos específicos e ações para a permanência nos cursos.
A pesquisa conta com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), após ter sido aprovada na chamada pública do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação: Parcerias Estratégicas nos Estados III, edital nº 38/2022/Capes. O referido programa objetiva o fortalecimento de programas de pós-graduação, visando dirimir as desigualdades regionais presentes no país.
Realizar-se-ão ações de socialização do conhecimento produzido por meio de produção bibliográfica, tecnologias educacionais e materiais didático-pedagógicos para a comunidade em geral, estabelecendo interação com gestores públicos e setores organizados da sociedade, além da formação dos integrantes da pesquisa, por meio de ações integradas entre os programas e em sintonia com as temáticas contempladas na proposta.
Outro objetivo é o fortalecimento dos quatro programas de pós-graduação envolvidos, ampliando sua inserção social a partir da produção e socialização de conhecimentos voltados aos povos originários, populações tradicionais e grupos em vulnerabilidade no Amapá.
Texto: Profa. Dra. Ilma Barleta e Prof. Dr. Alberto Cordeiro (Coordenação geral do projeto)