Foto: Luiz Felype Santos/PMM
Ação de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece em Macapá durante a semana

Ação de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece em Macapá durante a semana

Imunizante também é ofertado gratuitamente no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)


A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) de Macapá está promovendo uma ação de vacinação antirrábica para cães e gatos. A imunização é ofertada gratuitamente para animais acima de três meses de idade e que estejam saudáveis.

Equipes estarão em pontos fixos e itinerantes da cidade para realizar a vacinação durante a semana de 8 a 12 de maio.

 

Cronograma da vacinação:

  • Segunda-feira (8) até sexta-feira (12), das 9h às 13h, dois pontos itinerantes estarão na Zona Norte:
    • Céu das Artes, na Rua Carlos Lins Cortes, em frente à UBS Infraero II, bairro Infraero II;
    • Residência na Avenida Carlos Lins Cortes, n° 685, entre as Ruas Elchaday e Filadélfia, em frente à Igreja Universal, bairro Ilha Mirim.

       
  • Dois pontos fixos estarão abertos das 8h às 17h:
    • Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), na Alameda Campo Belo, n°207, bairro Cabralzinho;
    • Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, s/n, bairro Vale Verde.

 

De janeiro a abril deste ano, um total de 3.637 cães e gatos, entre machos e fêmeas, foram imunizados contra a raiva animal, de acordo com balanço da SMVS. Abril foi o mês com maior número de imunizações, totalizando 2.127 animais vacinados. Em março foram 976, em fevereiro 311 e em janeiro, 223 animais vacinados.

A SMVS avalia os números como positivos e destaca o trabalho das intensas ações semanais de Vacinação Itinerante em pontos estratégicos da cidade. Desde o início do ano, os agentes de endemias do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) imunizaram cães e gatos em bairros como Macapaba, Ipê, Infraero II e Distrito do Bailique, além dos pontos fixos: DVA e CCZ.

Para receber a dose da vacina, é necessário que o tutor apresente o cartão de vacinação do animal. A aplicação da vacina é obrigatória e protege cães e gatos contra a raiva animal. A SMVS pede à população que compareça aos pontos itinerantes previamente divulgados para a vacinação dos pets.

 

Com informações de Luiz Felype Santos/PMM




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos