"Agora temos uma escola digna e com quadra", comemora estudante da escola Nazaré Rodrigues
Aluno do 9° ano, Tiago Belo adorou e já estreou os novos espaços físicos da escola.
Novos ambientes e mais qualidade de ensino foram priorizados pelo Governo do Amapá na entrega da Escola Estadual Profª. Maria de Nazaré Rodrigues da Silva para a comunidade escolar de Laranjal do Jari. Dentre os espaços construídos, a nova quadra poliesportiva que foi incorporada ao projeto de ampliação da escola encantou o aluno Tiago Lobo, de 14 anos, que está no 9º ano do Fundamental.
"Agora temos uma escola digna e com essa quadra enorme. Estou muito feliz de poder ter esse espaço na nossa escola. É um grande benefício para a nossa comunidade", celebrou o estudante.
O espaço construído do zero foi inaugurado na segunda-feira, 5. Além da quadra poliesportiva, há um auditório, biblioteca e laboratórios, com novos ambientes e mobília. Toda a reconstrução foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com investimento de mais de R$ 7 milhões do Tesouro Estadual e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A escola funcionava em um prédio alugado há 8 anos.
Agora, a unidade educacional passa a ter quatro blocos separados que se interligam por passarelas. Um bloco destinado para área administrativa, sala de acolhimento, laboratório de informática e sala do Atendimento educacional especializado; dois blocos estão destinados a salas de aula, banheiros e um bloco para refeitório, amplo auditório e cozinha.
A aluna Karina Chagas, de 14 anos, que estuda no 8º ano, também ficou feliz e empolgada por ter um novo auditório e quadra no ambiente escolar.
"Antes nem tínhamos espaço para isso, agora temos uma escola completa. Essa quadra já é meu lugar favorito na escola", enfatizou Karina.
O novo prédio possui 14 salas de aula para comportar até 644 alunos em dois turnos (manhã e tarde); bloco com auditório com capacidade para atender até 150 pessoas sentadas; refeitório comporta 144 alunos sentados, sala de informática; TV escola; biblioteca e sala de leitura; uma sala para atendimento educacional especializado (A.E.E.). Bem como sala dos professores, secretaria, diretoria, coordenação, biblioteca, cozinha e almoxarifado comportam em média 35 funcionários.
Patrona
A escola existe desde 1991 em homenagem à professora Maria de Nazaré Rodrigues da Silva. Ela era servidora do Estado, lotada no município de Laranjal do Jari nas disciplinas Ciências e Matemática na Escola Agrupada do Jari, hoje Escola Estadual Sônia Henriques Barreto. Foi pioneira da escola como professora, deixando o legado de organização e amor pela educação.
Era professora dedicada, mulher batalhadora e de grande coração, adotando três filhos. O brilhante trabalho que desenvolveu como educadora foi interrompido com o seu falecimento em virtude de complicações no parto, no Hospital de Monte Dourado, no Pará, em 30 de setembro de 1990. A memória de sua virtude, sabedoria e dedicação levaram o Estado a homenagear a escola com seu nome em 4 de março de 1991.
Por Cássia Lima