Governo do Amapá entrega a Escola Padaria para a comunidade de Laranjal do Jari
Prédio passou por reforma total, com ampliação dos alojamentos dos professores. Gestão da unidade educacional é compartilhada pelo Estado e Município.
Avançando na qualidade da infraestrutura do ensino por todo o estado, o Governo do Amapá entregou a Escola Estadual Padaria, em Laranjal do Jari. A escola localizada na área rural, a 26 km da sede do município, passou por revitalização total e ampliação do alojamento dos professores.
O prédio é compartilhado entre o Estado e o Município por meio de regime de colaboração e atende alunos das comunidades Padaria, Cachoeira e São José. Com a reinauguração, a comunidade recebeu a segunda unidade escolar reformada na mesma semana, completando 11 entregas de escolas pelo Governo do Estado em menos de um ano e sete meses de gestão.
“Estamos muito felizes em receber esta escola nova, com novos equipamentos e com uma qualidade bem superior, especialmente por todas as salas receberem centrais de ar”, comemorou o diretor da escola Padaria, Adinailton da Silva Ribeiro.
Além da Escola Padaria, na segunda-feira, 5, o Governo do Estado entregou a Escola Nazaré Rodrigues reconstruída para mais de 600 alunos, no bairro Agreste, também no município. O espaço recebeu nova quadra poliesportiva e sala de acolhimento.
Os serviços executados incluem revitalização total do piso, pintura geral, ampliação dos alojamentos, revisão de total da cobertura, reforma e troca de esquadrias e portas, reformas de todos os banheiros, reforma da copa/cozinha, recolocação de forro em folhas de PVC, reestruturação da rede elétrica e limpeza geral do terreno.
“Esta é a segunda escola em um único dia que entregamos para o município de Laranjal do Jari. É uma grande conquista poder entregar equipamentos de qualidade, conforto e com mobília nova para alunos e professores desta região e das proximidades”, enfatizou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Com investimento de mais de R$ 400 mil, proveniente do Tesouro Estadual, a unidade educacional atende 54 alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no turno da manhã pela rede municipal. Outros 26 estudantes da rede estadual, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, são atendidos por meio do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME), no turno da tarde.
Patrono
A Escola Estadual Padaria recebeu este nome em função da tradição do nome da própria comunidade. A comunidade é chamada assim em homenagem ao ilustre morador de apelido João Padeiro que, segundo relatos, teria sido o primeiro morador do local e vendia pães para as comunidades próximas.
Por: Cássia Lima