Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Governo do Estado lança

Governo do Estado lança "Outubro Rosa" de prevenção ao câncer de mama na 52ª Expofeira do Amapá

Campanha nacional reforça o diagnóstico precoce para as mulheres que visitam o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.


A 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, é um espaço amplo que além de diversão também proporciona momentos de conscientização. Um deles foi o lançamento da campanha Outubro Rosa, que reúne ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Uma das primeiras ações da campanha aos visitantes do Parque de exposições da Fazendinha, em Macapá, foi a distribuição de laços na cor rosa, símbolo que reforça o apoio à causa. A iniciativa ocorreu no espaço "Acolher Amapá", da Secretaria de Estado da Assistência Social. Até o fim do mês, estão previstas diversas atividades.

"Essa campanha do Outubro Rosa é fruto da união de muitas pessoas com um único objetivo, que é a saúde da mulher. É fundamental usarmos essa programação diversificada da Expofeira para comunicar a cada amapaense a importância de realizar os exames preventivos, porque estamos falando de uma doença que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é o percentual de êxito do tratamento", destacou a secretária de estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Como parte de programação de abertura alguns serviços como massagens e orientações em saúde foram disponibilizados para o público presente, através de parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social.

"É um grande ato de amor e união lançar a campanha no maior evento já visto no Amapá que é a 52ª Expofeira do Amapá. Essa campanha começou aqui, mas vai se estender por todo o estado. O lugar é oportuno para orientação e conscientização e, sobretudo, incentivar as mulheres com o autocuidado", reforçou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.

Avanços na saúde das mulheres

Ainda durante a abertura, a secretária de Saúde anunciou a volta dos exames de mamografia ainda neste mês de outubro ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). A rede estadual também disponibiliza ultrassonografia das mamas.

O médico mastologista, Mauro Secco, reforçou que essas conquistas trazem muitos benefícios para as mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Imagina que a mulher que consulta comigo lá no Hcal vai poder sair da consulta e realizar o agendamento do seu exame. O câncer de mama é muito grave e na nossa região a incidência é grande, e para mudarmos esse cenário precisamos trabalhar a educação que começa no estilo de vida com alimentação adequada, atividade física que também representa saúde” enfatizou o especialista.

Outubro Rosa

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.  O movimento é celebrado anualmente desde os anos 90.

A Campanha do Outubro Rosa incentiva as mulheres a procurarem a unidade de Saúde mais próxima da residência para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo.

 

Por: Jamile Moreira

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos