Startups de Santana atendidas pelo Sebrae são selecionadas em concurso na Expo Favela em São Paulo

Startups de Santana atendidas pelo Sebrae são selecionadas em concurso na Expo Favela em São Paulo

Amazon Pororoca, Sem Lixo e Pingo de Tinta estão entre as dez startups selecionadas no Amapá


Amazon Pororoca (purificação de água); Sem Lixo (reciclagem); e Pingo de Tinta (capacitação) são startups atendidas pelo Sebrae e que representam o Amapá na Expo Favela Innovation 2024. A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios que reúne expositores que são empreendedores das favelas. O objetivo é dar visibilidade a essas iniciativas e, assim, proporcionar um palco para o encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios. A etapa nacional da Expo Favela acontece em São Paulo, no período de 6 a 8 de dezembro, no Expo Center Norte, das 10h às 17h.

Segundo o coordenador do Escritório Regional do Sebrae em Santana/AP, Iranei Lopes, desde o início do ano, a unidade institucional no município, atende as startups selecionadas e presta orientação técnica, consultoria em gestão empresarial com foco em modelagem de negócio, acompanhamento nas etapas de planejamento estratégico e na participação em oficinas de plano de negócios promovidas pela Agência Amapá e Agência de Fomento do Amapá (Afap).

"Estamos orgulhosos de ver nossas startups representando o Amapá e mais uma vez o município de Santana em um evento nacional. O Sebrae no Amapá continua trabalhando para fortalecer o ecossistema de inovação local", afirma o coordenador, Iranei Lopes.

 

Startups

A Amazon Pororoca desenvolveu um filtro de purificação de água com carvão de caroço de açaí ativado, com o objetivo de tratar a água para as comunidades ribeirinhas e trazer qualidade de vida para essa população. A startup está sendo representada pela ribeirinha, indígena da etnia Galibi Marworno, moradora da Comunidade Ubussutuba, na Ilha da Caviana/PA, Vanda Pororoca, que doou o terreno da família para a construção da estação de purificação da água.

A líder comunitária contou com a ajuda do professor e pesquisador do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Pedro Aquino, sócio-proprietário da Amazon Pororoca que desenvolveram após 7 anos de pesquisa, a estação na comunidade ribeirinha. O projeto já funcionando na comunidade e arredores; a população pode ter acesso à água filtrada buscando na estação.

O professor Pedro Aquino, fala da importância do apoio do Sebrae e da Cufa no projeto, para levá-los à etapa nacional da Expo Favela 2024. “A Amazon Pororoca está concorrendo na final, e foi fundamental o apoio que recebemos da Cufa, e o apoio do Escritório Regional do Sebrae em Santana que nos tem dado suporte técnico”, destaca o pesquisador Pedro Aquino.

A Startup Sem Lixo, é um aplicativo que conecta geradores de resíduos a recicladores, promovendo economia circular. O aplicativo aumenta a renda dos coletadores e amplia a taxa de reciclagem no mundo.

O CEO da empresa, Welber Torres, foi o responsável por desenvolver e criar o aplicativo Sem Lixo, e agradece por todo apoio que teve para chegar à final. “Estou muito feliz, quero agradecer ao Sebrae, agradecer a Cufa, agradecer todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Eu estou muito feliz e grato por todos vocês que me ajudaram”, expressa Welber Torres.

A Empresa Pingo de Tinta, surgiu do Projeto Sociocultural Colorindo Santana, a startup capacita artistas para se tornarem empreendedores, artesãos, instrutores e palestrantes. A empresa é representada pelo CEO Marlon Gurjão, que atua como professor na Comunidade do Ambrósio, onde implementou o projeto.

“Hoje é um dia muito importante para a Comunidade do Ambrósio e para o município de Santana, tivemos o apoio do Sebrae, da Cufa e da Prefeitura de Santana. É um momento muito especial para o Projeto Colorindo Santana”, finaliza o CEO Marlon Gurjão.

Por Ana Yared


Veja fotos






O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos