Foto: Max Renê/GEA
Governador do Amapá implanta controle interno em todas as secretarias e moderniza a máquina pública

Governador do Amapá implanta controle interno em todas as secretarias e moderniza a máquina pública

Clécio Luís sancionou leis com mudanças na estrutura do Poder Executivo para maior eficiência e segurança jurídica no serviço público.


Para gerar maior eficiência, segurança jurídica e transparência no serviço público, na terça-feira, 7, o governador do Amapá, Clécio Luís, sancionou duas leis, ordinária e complementar, que modernizam a estrutura administrativa do Poder Executivo.

"Mais do que uma reforma, é uma modernização administrativa feita com consciência, responsabilidade, em uma estrutura da década de 90, e que agora vai nos permitir ajustar muitos processos. O controle interno nas secretarias gera vários efeitos positivos, com identificação de problemas. Teremos uma máquina mais moderna, mais ágil, garantindo, assim, a transparência na gestão pública", destacou o governador Clécio Luís.

A assinatura ocorreu no Palácio do Setentrião, numa reunião de trabalho com a presença de representantes de órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e ainda das secretarias de Estado do Planejamento (Seplan), Compras e Licitações (Seccompras), Administração (Sead), Saúde (Sesa), Comunicação (Secom), e Infraestrutura (Seinf).

Encontro reuniu gestores de diversas secretarias para apresentar mudançasEncontro reuniu gestores de diversas secretarias para apresentar mudanças - Foto: Max Renê/GEA

As leis criam unidades de controle interno em 43 secretarias de Estado, ampliando o serviço de 18 para todas as 61 instituições do Poder Executivo. Essa medida atende a exigências que já eram solicitadas pelo TCE. Essas unidades serão coordenadas pela CGE e objetivam manter a qualificação de um Governo transparente, como já foi reconhecido em 2023 e 2024 pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas.

“Com essa inclusão do controle interno, acreditamos que o Governo vai melhorar as condições da administração pública que já é Diamante. Isso é gratificante para a equipe. Somos um estado referência, fruto de um trabalho árduo no Amapá”, comentou o corregedor e ouvidor-geral do TCE-AP, Reginaldo Parnow Ennes.

Reginaldo Parnow Ennes, corregedor e ouvidor-geral do TCE-APReginaldo Parnow Ennes, corregedor e ouvidor-geral do TCE-APFoto: Max Renê/GEA - Foto: Max Renê/GEA

A legislação inclui ainda uma modernização administrativa pública no Governo por meio de alterações na estrutura organizacional das secretarias, para conferir maior eficiência e segurança jurídica na prestação dos serviços públicos. A Ouvidora-geral do Estado ganha também novo status, com maior autonomia e capacidade de resolutividade.

"Estamos a postos para ajudar na gestão, e ajudar a efetivar políticas públicas da melhor maneira possível para dar qualidade de vida para a nossa população", comentou o deputado estadual Jory Oeiras, representante da Alap.

Governo do Amapá possui o selo diamante de transparência pública concedido por conselheiros de Tribunais de ContasGoverno do Amapá possui o selo diamante de transparência pública concedido por conselheiros de Tribunais de Contas - Foto: Max Renê/GEA

Direitos humanos

O Poder Executivo do Amapá passa a ter agora a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih). A instituição foi criada para promover e executar a política estadual de preservação da ordem jurídica, da defesa da cidadania e das garantias constitucionais, desenvolver estudos e propor medidas referentes aos direitos civis, políticos, sociais e econômicos e à promoção da igualdade de direitos e oportunidades.

Por meio desta secretaria, o Governo poderá promover a articulação, cooperação e integração das políticas públicas setoriais, da criança e adolescente, do idoso, das pessoas com deficiência, da diversidade de gênero, e que garantam proteção a pessoas ameaçadas de morte, com qualificação permanente das forças de segurança pública.

Governador Clécio Luís celebrou modernização da administração pública do Poder ExecutivoGovernador Clécio Luís celebrou modernização da administração pública do Poder Executivo - Foto: Max Renê/GEA

Mudanças nos nomes de secretarias

O Governo do Estado adotou atualizações nas denominações de instituições do Poder Executivo, seguindo o processo de modernização das entidades.

Entre elas, o Gabinete do Governador passa a denominar-se Secretaria de Estado da Casa Civil do Amapá, com o objetivo de prestar assistência e assessoramento direto e imediato ao Chefe do Poder Executivo no desempenho de suas atribuições institucionais e legais.

Além disso, nesta legislação, o Governo transforma a Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa) no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amapá (IESP/AP), unidade de ensino com autonomia didática, científica e disciplinar.

Também foram ajustadas as denominações das seguintes instituições:

  • transforma a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude em Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv);
  • A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia passa a denominar-se Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec);
  • A Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) passa a denominar-se Fundação Socioeducativa do Estado do Amapá (FSA), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos;
  • A Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) passa a denominar-se Escola de Saberes Públicos do Estado do Amapá;
  • Companhia de Gás do Amapá passa a denominar-se Companhia Amapá Petróleo e Gás;
  • A Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior passa a denominar-se Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Estado do Amapá (Amapá Internacional);
  • A Secretaria de Estado da Pesca passa a denominar-se Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (SEPAq).

Por Fabiana Figueiredo




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos