Governo do Amapá retoma envio de alimentos e professores para escolas indígenas do Parque do Tumucumaque
Iniciativa atende demandas apresentadas por caciques e cacicas ao governador Clécio Luís durante encontro histórico de etnias do Amapá e do Norte do Pará, em abril.
Fortalecendo a educação indígena, o Governo do Amapá retomou nesta terça-feira, 8, o envio de alimentos, materiais pedagógicos e professores para escolas indígenas estaduais localizadas no Parque Nacional Montanha do Tumucumaque. A iniciativa atende as demandas apresentadas por caciques e cacicas do Amapá e do Norte do Pará ao governador Clécio Luís, durante a campanha “Abril de Resistência Indígena”.
As escolas Imakuana Amajarehpo, Murei e Maxipurimo, na região do Paru D’leste, serão as primeiras beneficiadas com quadros escolares, motor gerador, kits pedagógicos, materiais didáticos e alimentação escolar. Ao todo, serão quase 1,5 mil alunos contemplados de 24 escolas indígenas da rede estadual.
Primeiro carregamento conta com motores geradores, kits pedagógicos, materiais didáticos e alimentação escolar - Foto: Luan Macedo/Seed
O transporte escolar que dá acesso às escolas é por via aérea e estava suspenso desde 2018. Após articulação e ação conjunta das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e dos Povos Indígenas (Sepi), houve a retomada dos serviços beneficiando diretamente os povos indígenas.
Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro - Foto: Luan Macedo/Seed
“A retomada deste serviço de transporte escolar aéreo garante o direito dos indígenas a educação. Esse é o trabalho de fortalecimento da educação que o Governo do Amapá está levando para todos os municípios do Amapá”, destacou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Os professores serão levados até às escolas a partir do dia 12 de outubro. Serão mais de 5 pedagogos e 20 professores do Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei) para lecionar para a educação infantil, fundamental e ensino médio.
Ação conjunta das Secretarias da Educação (Seed) e dos Povos Indígenas (Sepi) fortalecem a educação em áreas remotas - Foto: Luan Macedo/Seed
Apoio aos povos originários
O diálogo histórico entre o governador Clécio Luís e cerca de 90 lideranças da região do Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e do Norte do Pará, durante a campanha "Abril de Resistência Indígena", em Macapá, reuniu demandas das terras indígenas, que tratam principalmente sobre a educação, saúde, manutenção de ramais e cultura.
Entre os pedidos, a infraestrutura dos prédios da rede pública de ensino e a retomada do transporte escolar aéreo foram atendidas pelo Governo do Estado. Além disso, o governador Clécio Luís atendeu o pedido de indígenas e enviou um gerador de energia para aldeia Kumarumã, em Oiapoque, a maior do estado, com 4 mil moradores.
Por Cássia Lima