Balanço 2024: Centro de Reabilitação do Amapá faz 157.503 procedimentos beneficiando mais de 11 mil pacientes

Balanço 2024: Centro de Reabilitação do Amapá faz 157.503 procedimentos beneficiando mais de 11 mil pacientes

Com uma média mensal de 13 mil atendimentos, as ações do Creap garantiram a reabilitação biopsicossocial, física, auditiva e intelectual dos usuários.


Comprometido em garantir inclusão e dignidade nos serviços de saúde, o Governo do Estado destacou o expressivo número de atendimentos realizados pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) em 2024. Foram 157.503 procedimentos ao longo do ano, beneficiando mais de 11 mil pacientes em todo o estado.

Com uma média mensal de 13 mil atendimentos, as ações garantiram a reabilitação biopsicossocial, física, auditiva e intelectual dos usuários com deficiência e necessidades específicas. Os projetos de maior impacto realizados em 2024 estão o Reabilita AmapáO Mundo é Nosso e o Nirvana, que trazem abordagens inovadoras e resultados significativos.

Diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues

Diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues

“O nosso trabalho vai além do atendimento clínico. Ele envolve acolhimento, suporte emocional e ações integradas para garantir que os pacientes recuperem suas funcionalidades e voltem a participar ativamente da sociedade. Esses números refletem o empenho de toda a equipe e o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues.

Mais de 11 mil pacientes foram atendidos em 2024 pelo Creap

Mais de 11 mil pacientes foram atendidos em 2024 pelo Creap

Reabilita Amapá

Lançado oficialmente em abril de 2024, o Reabilita Amapá integra três iniciativas de concessão de materiais: aparelhos auditivos, bolsas de ostomia e adjuvantes, além de cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção. O objetivo do programa é proporcionar maior autonomia e independência aos usuários atendidos, contribuindo para sua inclusão social e qualidade de vida.

Entre os resultados alcançados, estão a distribuição de 545 aparelhos auditivos, 47.848 bolsas de ostomia e adjuvantes (37.618 bolsas de ostomia e 10.230 adjuvantes), 1.292 materiais de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, sendo 926 ofertados pelo SUS e 366 cadeiras de rodas doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um dos principais parceiros.

O Reabilita Amapá distribui cadeiras de rodas para proporcionar maior autonomia e independência aos usuários

O Reabilita Amapá distribui cadeiras de rodas para proporcionar maior autonomia e independência aos usuários

Projeto O Mundo é Nosso

O projeto O Mundo é Nosso atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias por meio de intervenções terapêuticas multiprofissionais em grupo. Desde a criação, já beneficiou 36 crianças, promovendo a autonomia funcional dos pacientes e contribuindo para a saúde física e mental.

O programa, que iniciou na atual gestão, visa capacitar as famílias e garantir que as crianças atendidas possam desfrutar de uma vida mais plena e digna. Em 2024, foram realizadas várias atividades de inclusão, proporcionando lazer, educação e cidadania.

Projeção de imagens do projeto Nirvana para auxiliar na reabilitação

Projeção de imagens do projeto Nirvana para auxiliar na reabilitação

Projeto Nirvana

Outra inovação do Creap foi a implantação do projeto Nirvana, que utiliza equipamentos interativos lúdicos com projeção de imagens para auxiliar na reabilitação de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos com dificuldades motoras ou cognitivas. A tecnologia busca potencializar os tratamentos, promovendo uma experiência mais dinâmica e eficiente para os pacientes.

Além disso, as obras da primeira oficina ortopédica que integra o Centro de Reabilitação do Amapá, entraram na fase final. A construção da unidade vai garantir um espaço para confecção e manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional, dentro do estado.

As ações do centro incluem fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros procedimentos específicos para reabilitação, sempre com o objetivo de atender às necessidades individuais dos pacientes. 

Por Mikhael Santos




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos