Adolescentes e Jovens assistidos pelo CRAS União recebem capacitação para o mercado de trabalho
Oficinas abordaram preparação para entrevistas, ética em ambiente profissional, planejamento e produção de currículo.
A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias e órgãos municipais, desenvolve estratégias para implementar aprendizados no campo profissional, de jovens e adolescentes. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou nesta sexta-feira (8), a culminância das Oficinas de Criatividades, ocorridas durante a semana, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) União, localizado no bairro Perpétuo Socorro, Zona Norte da cidade.
O projeto coordenado pela assistente social do CIEE, Talita Amaral, atendeu 20 jovens com idades de 14 a 24 anos, todos assistidos pelo CRAS União.
Para a coordenadora, os conteúdos da capacitação preparam os participantes para o mercado de trabalho com mais segurança e confiança em si.
Assistente social do CIEE, Talita Amaral | Foto: Abraão Araújo /PMM
“Durante as oficinas criativas, os adolescentes e jovens passam a ter um conhecimento prévio do funcionamento do mercado de trabalho, como se portar numa entrevista de emprego, quais são as áreas com as quais se identificam, planejamento de ação e outras atividades que trazem confiança na busca pelo estágio ou o primeiro emprego”, mencionou a assistente social do CIEE.
De acordo com Talita Amaral oficinas priorizam aos jovens aprendizes, vagas de trabalho e cursos gratuitos ofertados pela plataforma do Centro, na internet.
Os jovens Ygor Lucas e Lauanda Oliveira, ambos de 16 anos e moradores da Zona Norte, falaram sobre a importância das oficinas para a vida deles.
Lauanda Oliveira e Ygor Lucas | Foto: Abraão Araújo /PMM
Suzy Santos, coordenadora do CRAS União | Foto: Abraão Araújo /PMM
“Depois do que aprendi com as oficinas realizadas aqui no CRAS me sinto mais seguro para buscar uma vaga de aprendiz no mercado de trabalho”, ressaltou Lucas.
A jovem Lauanda também se mostrou confiante para conseguir sua colocação no mercado de trabalho. Segundo ela, é importante que os jovens busquem capacitações e treinamento para evoluírem naquilo que pretendem alcançar.
Suzy Santos, coordenadora do CRAS União, destacou que as oficinas realizadas no equipamento buscam estimular o desenvolvimento educacional dos jovens e adolescentes.
“As oficinas são importantes para a formação profissional dos jovens, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho e as responsabilidades da vida adulta”, disse.
Por Mary Paes