Foto: Kelison Neves/GEA
Governo do Amapá realiza curso para formar novos condutores de turismo em Pedra Branca do Amapari

Governo do Amapá realiza curso para formar novos condutores de turismo em Pedra Branca do Amapari

Primeira edição do projeto atende comunidades da região e beneficia mais 40 alunos.


Nesta terça-feira, 9, o Governo do Amapá deu início ao 1º curso de "Condutor de Turismo em Unidades de Conservação" para atender comunidades de Pedra Branca do Amapari, que é a principal porta de entrada para o Parque Montanhas do Tumucumaque. A iniciativa atende mais de 40 alunos da região e faz parte do Plano de Governo da gestão, que visa fortalecer o turismo de base comunitária.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a capacitação está sendo realizada na Escola Estadual de Sete Ilhas pela proximidade com as demais comunidades. Certificado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) e aliado à equipe técnica da Setur, o curso irá repassar conhecimentos sobre a importância das unidades de conservação e a legislação que regulamenta o uso dessas áreas.

“A ideia desse projeto é capacitar as pessoas que habitam nas comunidades localizadas entorno de unidades de conservação, onde o objetivo é potencializar o turismo de base comunitária, inserindo a população local no processo de desenvolvimento da atividade turística sustentável”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão.O jovem Júlio Carlos Pereira, de 17 anos, que está concluindo o ensino médio, é um dos alunos inscritos no curso de condutor de turismo. Ele mora na comunidade de Sete Ilhas e não vê a hora de poder apresentar as belezas naturais de Pedra Branca para os turistas.

“É uma oportunidade única que estamos recebendo, por isso, eu não poderia deixar de participar. Já estou ansioso para receber o meu certificado e poder mostrar para pessoas de todo o mundo as riquezas que o nosso estado e a nossa cidade possuem”, ressaltou Pereira.Além da Setur e do Ifap, o curso conta com a parceria da Prefeitura de Pedra Branca do Amaparí e do Instituto Chico Mendes. A conclusão da capacitação está prevista para ocorrer no dia 14 de agosto.

“O Ifap fica muito feliz em contribuir com as comunidades amapaenses, levando atividades técnicas e proporcionando estruturas de tecnologia e assistência estudantil para pessoas que moram nos pontos mais distantes do estado”, destacou a reitora em exercício do Ifap, Juliana Farias.Turismo em Pedra Branca

Distante cerca de 180 quilômetros de Macapá, o município de Pedra Branca do Amaparí atrai turistas de vários partes do estado, do país e do mundo, por conta de atrativos como o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, cachoeira da Fumaça, balneário da Água Fria e outros.

Com vocação natural para o turismo, a Prefeitura de Pedra Branca busca potencializar a capacidade para receber visitantes na cidade com a formação de novos condutores.

“Com a capacitação de pessoas que moram aqui mesmo na região, o setor de turismo vai seguir avançando, pois a pessoa que vier nos visitar terá à disposição profissionais habilitados para guia-lá em diversos roteiros turísticos. Com isso acontecendo, outros setores se fortalecem como hotelaria, transporte e restaurante, o que é bom para o município e também para o estado”, ressaltou a secretária de Turismo de Pedra Branca, Aucemira Miranda.

 

Por: Kelison Neves




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos