Policiais civis em Macapá realizam palestra sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Nesta terça-feira, 8, Agentes de Polícia lotados na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra Criança e Adolescente (DERCCA) realizaram palestra na Associação Espírita Fabiano sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O encontro ocorreu no auditório da instituição, que acolhe crianças e jovens, sendo direcionadas aos alunos com idade entre 5 a 13 anos de idade. Na oportunidade, estiveram presentes a coordenadora e a equipe pedagógica da instituição, que acompanharam toda a atividade apresentada pelos Policiais Civis.
Durante a palestra, os Agentes de Polícia destacaram a importância das vítimas denunciarem qualquer atividade criminosa relacionada a abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, apresentando os canais disponíveis e as formas de acessar a rede de proteção e apoio às vítimas de crimes de natureza sexuais.
Além disso, foram apresentadas situações de riscos, as quais crianças e adolescentes podem ser expostas e maneiras de como evitá-las, destacando, principalmente, a importância de levar ao conhecimento dos pais ou responsáveis, coordenação pedagógica ou demais autoridades públicas, como a polícia ou o conselho tutelar.
Os palestrantes frizaram que o ponto chave do evento foi a participação ativa dos alunos por meio da apresentação de dúvidas e questionamentos sobre como reconhecer e evitar ser vítima de abuso sexual no seu dia a dia.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da DERCCA em levar conhecimento para o ambiente escolar, aproximando a Polícia Civil das crianças e adolescentes com o objetivo de incentivar comportamentos seguros e alertar sobre os riscos e os desafios do enfrentamento aos crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes.
Ascom/ Polícia Civil