CSA abre as portas do sistema de abastecimento da Fazendinha para líderes da comunidade
Foram apresentados os investimentos realizados para a melhoria no sistema que atende ao bairro. A agenda especial aconteceu na sexta-feira (8) e faz parte do projeto de comunicação ativa que a concessionária mantém com a comunidade.
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) reuniu na sexta-feira (8) as lideranças comunitárias da Fazendinha, na zona sul de Macapá, para apresentar as melhorias realizadas no sistema de abastecimento que atende ao bairro. A agenda faz parte do Projeto Portas Abertas, realizado pela concessionária em suas unidades, que visa fortalecer o diálogo constante com representantes da sociedade.
Em média, 500 famílias estão conectadas à rede do bairro da Fazendinha, que é abastecido por um sistema isolado com poços tubulares profundos. Toda a unidade passou por reestruturação completa e recebeu mais de R$500 mil em investimentos.
Os líderes comunitários tiraram dúvidas sobre o processo de abastecimento, os equipamentos e a rotina das equipes em campo. Também foram alinhadas questões referentes aos projetos previstos para o bairro nos próximos anos.
“Moro há 44 anos no bairro e posso falar com propriedade que muito tem se feito para melhorar a água na nossa comunidade. Como líder comunitário, achei muito positiva a agenda hoje aqui”, destacou Sérgio Braga.
A obra
A unidade de tratamento e distribuição de água sofria com intercorrências relacionadas à estrutura. Foram 180 dias de trabalho e o reservatório de água que atendia com a capacidade de 80 mil litros em razão de trincas existentes, passou a atender com 140 mil litros.
Além disso, a concessionária monitora a pressão nas redes do bairro por meio do Centro de Operações Integradas (COI) e avanças com as obras locais do Projeto Pontes para o Futuro, que já alcançou famílias nas áreas de passarelas que antes não possuíam redes de água tratada regulares e seguras. Nos arredores das obras estruturais, a reforma contemplou ainda a urbanização de mais de 5 mil metros quadrados.
“Com satisfação abrimos as portas para do nosso sistema para lideranças da Fazendinha e mostramos o trabalho realizado para executar as melhorias tão aguardadas. Aproximar a comunidade do que fazemos é parte da nossa missão, pois construímos o futuro juntos, todos os dias”, destacou Leonardo Gomes, assistente comercial da CSA.
Por Marcelle Nunes